Programa Urbanista Por Um Dia - Foto: Evelen Gouvêa

Alunos do sexto e sétimo anos da Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins da Matta, em Santa Paula, participaram na manhã desta sexta-feira (23/08) do Projeto Urbanista Por um Dia. O projeto da Secretaria de Urbanismo, com apoio da pasta de Educação, que leva os alunos a conhecerem as realidades do entorno da escola que estudam e que podem ser modificadas com intervenções escolhidas por eles, desta vez contou com a participação da Secretaria de Habitação. A secretaria anunciou que a intervenção no espaço público será inserida no Programa Endereço Certo.

Em visita externa, os alunos puderam apontar as melhorias que gostariam de ver no espaço aberto do loteamento Nova Lusitânia. Pista de skate, casa na árvore, parquinho infantil, academia ao ar livre e ciclovia foram algumas sugestões dadas por eles.

“A ideia é dar voz às crianças, deixando que elas decidam o que é melhor, pois são os usuários, são eles que moram aqui. As crianças são muito participativas e interessadas e são o futuro de nossa cidade, então, nada melhor do que fazer com que tenham o sentimento de pertencimento do local onde vivem”, disse Ana Cláudia Garcia, arquiteta e urbanista.

“Após estudos do Endereço Certo de Regularização Fundiária, identificamos a área que precisa ser melhorada e decidimos trazer as crianças da escola e inseri-las nesse contexto. Com certeza elas têm boas ideias e vão contribuir muito”, falou Pablo Silva, técnico da Secretaria de Habitação.

Moradoras de perto de onde hoje existe apenas um campo aberto, Maria Izabel Brito, de 12 anos (6º ano) e Ana Julia Mattos, também de 12 anos (7º ano), estavam muito animadas com a possibilidade de criar o novo espaço de convivência do bairro.

“Achei bem interessante esse projeto, pois hoje as pessoas daqui não têm onde se divertir. As crianças brincam nessa área que não tem nada e os adultos precisam ir lá para Inoã fazer academia”, comentou Maria Izabel. “Vai ficar muito melhor após esse projeto, pois as pessoas vão poder usar e se divertir. O que a gente sonha em ter é uma quadra coberta, tomara que consigam fazer”, solicitou. “Os alunos certamente terão muito zelo pelo local que vai receber as modificações”, concluiu a diretora adjunta, Lidiane Santos.