Avaliação do Festival Gastronômico - Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura promoveu nesta terça-feira (20/08) uma reunião de avaliação do 1º Festival Gastronômico de Inverno, realizado na cidade entre os dias 05 e 28 de julho.  O encontro, realizado no Bora Bora – Bar e Restaurante, em Araçatiba,  contou com a presença de representantes dos 43 estabelecimentos participantes e de representantes da Secretaria de Turismo, da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), da Federação de Conventions & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, da Rota Gastronômica de Maricá e do Maricá Conventions & Visitors Bureau. Além de apresentar os resultados do festival e homenagear os destaques nas categorias: melhor sabor, apresentação do prato e atendimento, durante a cerimônia foi confirmada a realização da segunda edição do Festival Gastronômico de Inverno julho de 2020.

“Aqui somos todos parte de um time vencedor. Temos em Maricá restaurantes incríveis e tenho certeza de que com a competência e o comprometimento de vocês essa importante iniciativa vai se consolidar como um dos melhores festivais gastronômicos do nosso estado”, disse Robson Dutra, secretário de Turismo.

Com 24 dias de duração e mais de três mil formulários de avaliação preenchidos e entregues o 1º Festival Gastronômico de Inverno de Maricá foi um sucesso como mostrou a apresentação feita pela Federação de Conventions & Visitors Bureau. Segundo o levantamento, a iniciativa criou um espirito de cooperação e parceria entre os envolvidos, iniciando assim, um movimento de organização do setor para eventos do gênero.

“Tivemos uma divisão de águas na gastronomia de Maricá. A construção do conhecimento de todos foi o grande diferencial desse evento. Maricá começa a derrubar fronteiras e o nosso grande desafio é levar o conhecimento e a gastronomia de Maricá para fora da cidade”, afirmou Paulo Santos, presidente do Maricá Conventions & Visitors Bureau.

A análise apontou ainda que o festival contribuiu para difundir Maricá como pólo gastronômico, proporcionando um movimento de clientes no mês de julho muito maior que o registrado no mesmo período em anos anteriores.

“É a união da gastronomia que vai trazer o turista para Maricá, vai aumentar o número de clientes, elevar a qualidade da gastronomia e o que vai dar sustentabilidade para os nossos empreendimentos”, avaliou Marcello Perroni, presidente da Rota Gastronômica de Maricá.

Também foi apresentado pontos de melhorias para a próxima edição. Entre eles aperfeiçoamento na logística de entrega dos materiais para cada estabelecimento, a disponibilização de um local de atendimento durante todo o período do festival e administração de tempo para um melhor acompanhamento na seleção dos pratos.

“O festival fomentou em nós empresários a busca por conhecimento e aprimoramento. Conversamos com a nossa equipe e aceitamos o desafio. Corremos atrás e hoje voltamos para casa com o sentimento de missão comprida e felizes com o reconhecimento” disse Vinícius Fialho, proprietário da Krazo Hamburgueria Artesanal, localizada no Flamengo, um dos estabelecimentos homenageados da noite nas categorias “Melhor Apresentação” e “Destaque”.

Ainda segundo os organizadores para a próxima edição serão estudadas algumas possibilidades, entre elas, a de criar uma curadoria de análise prévia do “Prato do Festival” com consultoria e suporte; maior controle para verificação do valor correto do prato do festival que está sendo cobrado; a possibilidade de realizar dois eventos em espaço público, sendo um de abertura e outro de encerramento; além de criar categorias especiais como bares, restaurantes, petiscos, lanches rápidos, entre outras.