A Secretaria de Participação Popular, Diretos Humanos e Mulher promoveu na quinta-feira (15/08), feriado em Maricá pelo dia de Nossa Senhora do Amparo, um grande encontro cultural no campo do Beira Rio, na comunidade das Pedreiras. Crianças, jovens e adultos integrantes dos cursos gratuitos de capoeira, percussão, coral e violino se apresentaram para suas famílias e puderam levar cultura aos moradores da localidade com o Programa Cultura de Direitos.

Flávio Gomes, de 60 anos, mora no centro de Maricá há três anos e faz parte do curso de percussão há seis meses. O autônomo já tinha pandeiro em casa, mas a vontade de aprender novos instrumentos foi um incentivo para ele, que ficou sabendo do projeto gratuito através de amigos.

“Soube, decidi me inscrever para aprender mais alguns instrumentos e fui muito bem recebido. Já fizemos algumas apresentações e hoje nos reunimos aqui para mostrar o que fazemos no curso”, disse.

Prestigiando a neta Isabele Flor, de seis anos, Glacy Kelly Paula, de 48 anos estava orgulhosa assistindo à apresentação de capoeira.

“Estava faltando esse tipo de atividade aqui na comunidade, pois as crianças passavam mais tempo na rua do que em casa. Eu adorei a iniciativa de trazer a cultura para eles”, falou.

Outra avó orgulhosa era Damiana da Silva, de 47 anos, avó de Kauan, de seis anos, também aluno de capoeira. Damiana também é aluna de percussão.

“Eu faço questão do meu neto participar desse tipo de atividade, pois esse projeto dá a oportunidade de tirar muitas crianças das ruas e os jovens do mundo da criminalidade”, disse.

“É a primeira vez que trazemos este evento para a comunidade e escolhemos este dia de feriado, pois as pessoas estão em casa e podem participar. Aqui os moradores têm a oportunidade de conhecer e também podem se interessar em participar, nos procurando posteriormente para se integrar ao curso”, explico Jackeline Barreto, coordenadora do Polo das Pedreiras.

Valdir Calado, o Mestre Dico da capoeira, deu um recado aos responsáveis pelos alunos. “É importante que a comunidade interaja, para que sempre tenhamos novos talentos e pessoas envolvidas na cultura de nossa cidade”, finalizou.