Programa Urbanista Por um Dia no Spar - Foto: Elsson Campos

Os alunos do 5° ano da Escola Municipalizada Ministro Luís Sparano, com prancheta e papel na mão, percorreram nesta segunda-feira (19/08) o entorno da unidade que fica na Avenida Orestes Vereza Luís Genésio, no bairro Nova Luzitânia, próximo ao Spar, e sugeriram ideais de melhorias de organização do espaço público. A ação faz parte do programa “Urbanista por um Dia”, projeto da Secretaria de Urbanismo que dá voz aos alunos das escolas municipais.

Antes da atividade efetiva na rua, a equipe visitou a sala de aula e fez uma breve explicação às crianças de 9 a 12 anos sobre qual o papel do arquiteto e do urbanista. “Nós queremos criar esse sentimento de pertencimento para o maricaense e nada melhor do que as crianças que são o futuro da cidade e estão participando de todas essas mudanças que acontecem no município”, disse a coordenadora do projeto, Ana Cláudia Garcia.

Acompanhando de perto a ação, a diretora adjunta Mônica Cristina Elethério elogiou a iniciativa. “As crianças são daqui da comunidade e vão falar o que elas acham o que está precisando e isso vai ser muito bom”, contou.

Do lado de fora da escola, a criançada anotava o que na sua opinião deveria receber mais atenção das autoridades, como fez Deivison Souza Barcellos Vieira, de 10 anos. “Aqui o parquinho está com a grade de proteção quebrada, os carros não respeitam os limites de velocidade. Além do mais, deveria ter uma pintura mais visível da faixa de pedestre e banheiro químico no entorno”, detalhou.

Também atento às necessidades do local, Natan Araújo Carvalho Lopes, de 10 anos, propôs algumas ideias. “Acho que precisa de estacionamento para professores, uma cobertura para o parquinho, placas de sinalização e faixas de pedestres”, observou.

Já Pietro Azevedo, de 9 anos, alertou para a falta de acessibilidade no local. “As vias estão muitos esburacadas e os muros estão muito perto da rua e não tem como os pedestres passarem”, atentou.

Na opinião da professora Juliane Aparecida Pereira, o projeto veio integrar ao conteúdo que já é lecionado em sala de aula. “É excelente porque ele [o projeto] está atrelado ao meu plano de ação com a turma. Com esse projeto eles vão ver matemática, geografia e história do bairro. Espero que as crianças gostem”, afirmou.

Além desta unidade, o “Urbanista Por um Dia” já passou pelas escolas municipais Mata Atlântica, em Itaipuaçu; Professor Darcy Ribeiro, em Inoã, e CEIM José Carlos de Almeida e Silva, também em Inoã. Sendo que nesta última foram criados bancos em frente à escola para os responsáveis descansarem enquanto aguardavam a saída dos alunos no fim da tarde, pedido sugerido pelos próprios estudantes.