Orientações sobre trânsito em escola no Centro - Foto: Evelen Gouvêa

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito iniciou nesta terça-feira, 13/08, na quadra do Centro Educacional Milton Muniz (Centro), a primeira atividade em prol da Semana Nacional do Trânsito. A ação educativa contou com a participação de duas agentes da guarda municipal que atuam nas ruas da cidade, Liana Borges e Rosana Rosa, e de 80 alunos com idades entre sete e 10 anos.

Além de ensinar as normas que devem ser respeitadas, como não falar ao telefone enquanto se está no volante e as idades mínimas para andar no banco do carona e pilotar uma moto, as profissionais induziram os alunos a raciocinar sobre que atitude tomar em determinadas situações. “O que vocês fazem se estão numa moto e um maribondo pousa na viseira do capacete de vocês?”, indagou Liana.

Durante o encontro, a criançada ganhou sua “primeira habilitação” e o gibi do personagem Simarito, que estrela a campanha “Basta de acidentes” desde 2017, quando foi lançada na cidade com o slogan: Trabalhando um Trânsito mais Humano, Mais Seguro, Mais de Todos”. “É muito gratificante para nossa equipe ver que as escolas estão preocupadas com o trânsito de nossa cidade e em formar condutores conscientes”, declarou a coordenadora de educação para o trânsito Raquel Lima, esclarecendo que a iniciativa partiu da própria escola.

Quem propôs a atividade foi a professora do 2º ano, Adriana Marins. “Gosto muito de trabalhar assim com os alunos, para mostrar a eles como é realmente, dando a oportunidade de participarem em vez de apenas ficar trabalhando nos livros e vídeos. Com esse trabalho lúdico, eles vivenciam melhor do que em sala de aula, participando ativamente”, explicou.

“Já estamos trabalhando com nossos alunos esse cuidado no trânsito desde semana passada. Ensinamos como eles devem agir tanto no carro quanto na bicicleta, passamos vídeos e conversamos sobre a responsabilidade do pedestre, para que saibam que ao atravessar a rua tem que olhar para os dois lados; que só podem atravessar na faixa depois que todos os carros estiverem parados”, completou a professora da outra turma do 2º ano, Alessandra Ferreira.

Os alunos adoraram a experiência. Marina Duarte (7 anos) do 2º ano, contou que a família também a ensina sobre o assunto. “Eu já tinha ouvido falar algumas coisas porque meu tio é policial e já tinha me falado. Mas achei muito legal tudo. Um monte de gente faz o que não pode, até na minha família. Agora eu vou falar que não pode”, contou.

“Conheci o Simarito da outra vez e já tenho revista dele, então falo para as pessoas fazerem o certo”, garantiu João Pedro Mattos (7 anos), aluno do 3º ano.

Para Pietro Barros (7 anos), também do 2º ano, a preocupação não era com carros ou motos. “Eu só ando de bicicleta, ganhei uma de aniversário e tenho capacete também, mas uso só quando ando de patinete. Vou colocar para andar de bicicleta também. Mas a bicicleta do meu avô, não funciona mais a lanterna”, disse o aluno, após as agentes falarem da obrigatoriedade de alguns acessórios.

Este ano, a Campanha Nacional de Trânsito vai acontecer entre os dias 18/09 e 25/09. Com base no tema: “No trânsito, o sentido é a vida”, várias atividades serão realizadas na cidade. As inscrições para receber a atividade já estão abertas e para participar, professores ou diretores devem se dirigir até a secretaria para preencher um formulário.

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito fica na Rua Barão de Inoã, 35 (Centro). Mais informações pelo telefone: 2637-8737.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here