Os estudantes de Maricá ganharam um importante incentivo para o futuro. A prefeitura, através das secretarias de Economia Solidária e Educação, lançou, no último sábado (10/08), no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel (Centro), o programa Mumbuca Futuro que prevê o benefício de 50 Mumbucas por mês (equivalente a R$ 50), condicionado a 75% de frequência nas aulas do programa e nas aulas regulares. Além de um depósito de R$ 1.200 a cada ano cursado no ensino fundamental e médio que é condicionado à aprovação escolar. Alunos do 9º ano da rede municipal de ensino participaram da cerimônia.

Segundo o prefeito Fabiano Horta, o programa é fundamental para a cidade, pois constrói valores, libertação e autonomia dos jovens.

“Este programa não existe para reproduzir estatísticas e ser objeto de exposição, ele existe porque entendemos que ele é transformador. Quando lançamos o Mumbuca Futuro, o que queremos é semear a ideia da garantia dos direitos. O Mumbuca Futuro é para redistribuir renda, é para dizer ao estudante de Maricá que a poupança que ele vai ter aqui é para o futuro dele e para o futuro da cidade da qual faz parte”, ressaltou o prefeito.

De acordo com o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, o Mumbuca Futuro ajudará no incentivo ao estudo e a frequência escolar.

“O programa vai pagar 50 Mumbucas para os alunos da rede municipal, sendo neste ano aplicado ao 9° ano do ensino fundamental. O recebimento do benefício está ligado à presença escolar, o que é uma forma de evitar a evasão. Junto com isto, eles também vão ter aulas de economia solidária e consumo consciente, além de receber uma bolsa de R$ 1.200 por ano. Este valor estará ligado à aprovação escolar, o que também é um incentivo ao estudo”, destacou Diego.

Aluna da E.M. Lucio Thome Guerra Feteira (Cordeirinho), Alannys Neves (15 anos) falou sobre a importância do programa. “Fiz o meu cadastro hoje, e acho que ele vai trazer melhorias para todo mundo. Tem gente com muita dificuldade financeira, esse dinheiro vai ajudar bastante com nossos materiais”, disse.

Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, este é um projeto de inclusão social que vai além da questão financeira.

“Através do Mumbuca Futuro vamos dar a oportunidade para estes jovens começarem a pensar, desde cedo, no que querem para suas vidas. Esta é a educação libertadora, não só no sentido educacional, mas também no sentido de pensar no trabalho. Com este recurso eles poderão pensar em formar empresas, cooperativas e produzirem os seus trabalhos. Educar é isto, sonhar junto, realizar sonhos e dar asas para que eles possam voar”, disse a secretária.

Mãe do aluno Ranielli, Tânia Bastos (53 anos), apoiou a iniciativa. “Fiquei sabendo através da internet, e achei bastante interessante. Depois disso fiquei em cima dele, apoiando que ele fizesse este cadastro, porque acho um iniciativa bem legal”, contou Tânia.

Quem ainda não se inscreveu, tem até o dia 20/08 para se cadastrar no programa, na sede da Secretaria de Economia Solidária (Rua Abreu Rangel nº 138 – Centro – em frente à Escola Estadual Elisiário Matta), das 9h às 16h. Lembrando que este ano serão atendidas apenas as turmas do 9º ano regular da rede municipal de ensino. Para o próximo ano, o programa será estendido para beneficiar alunos a partir do 6º ano.