Em cerimônia realizada na última sexta-feira (09/08), na quadra central do Loteamento Manu Manuela, Em São José do Imbassaí, a Prefeitura, através da Secretaria de Economia Solidária e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), entregou nove Termos de Permissão de Uso de Área Pública para agricultores familiares que a partir de agora são responsáveis pelo cultivo de hortaliças, entre outros alimentos, na horta comunitária do bairro.

“Maricá segue na contramão do resto do país. Aqui continuarão sendo produzidos alimentos sem agrotóxicos que, além de contribuir para uma vida saudável levarão dignidade às famílias não apenas do Manu Manuela, mas de todo o município”, afirmou Diego Zeidan, secretário de Economia Solidária.

“Vocês recebem esse termo hoje não só com a missão de plantar e promover qualidade de vida, mas também de levar para o mundo esse exemplo, de que é possível transformar uma área improdutiva em uma área que produz, de forma agroecológica e através das mãos de toda a comunidade”, destacou Diego.

“Quando soube dessa oportunidade fiquei muito interessada no projeto, pois em minha opinião uma horta desse tipo só vem a agregar qualidade de vida ao nosso município e foi por isso que me inscrevi. Agora é colocar a mão na massa, preparar o terreno e começar a trabalhar”, disse a agricultora e uma das nove novas permissionárias, Sandra da Conceição, de 50 anos, moradora do loteamento.

“Nosso proposito é cultivar alimentos 100% saudáveis, desenvolver nosso loteamento e consequentemente nosso município. Já visitei o local e agora é arregaçar as mangas e começar a produzir. Aqui dá para plantar muita coisa boa”, garantiu o agricultor Carlos Eduardo Nascimento, de 48 anos, morador do bairro há nove anos.

“A presença das hortas comunitárias juntamente com as doações do que é produzido nelas para hospitais, escolas e abrigos é algo que deve ser comemorado por todos, pois esse é um projeto pioneiro, que possibilita o desenvolvimento e a visibilidade do nosso loteamento e do nosso município”, avaliou Tainá Villa Real, presidente da associação de moradores do bairro.

Durante a cerimônia uma das solicitações feitas pela associação de moradores foi de que ao menos umas das colheitas, realizadas mensalmente, fosse destinada aos moradores do loteamento. “Desde que seja feita pela associação não vejo nenhum empecilho para atendermos esta solicitação. Levaremos a reivindicação para ser avaliada juntamente com a pasta de Agricultura Pecuária e Pesca e em breve daremos um retorno à comunidade”, respondeu José Orlando, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá. (Codemar), a quem o projeto da Horta Comunitária do Manu Manuela está vinculado.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here