Alunos irão receber 50 mumbucas (R$ 50) por mês para ajudar na compra de material escolar - Foto: Michel Monteiro

A Prefeitura lança neste sábado (10/08) o programa Mumbuca Futuro, iniciativa das secretarias de Economia Solidária e de Educação, para alunos do 9º ano da rede municipal de ensino. O lançamento oficial será às 10h, no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro.

No dia do evento haverá um plantão especial de cadastro. As equipes irão atender das 9h às 13h, no CEM Joana Benedicta Rangel. Quem não se inscrever no sábado terá até o dia 20/08 para se cadastrar no programa na sede da Secretaria de Economia Solidária (Rua Abreu Rangel nº 138 – Centro – em frente à Escola Estadual Elisiário Matta), das 9h às 16h.

As aulas do programa sobre empreendedorismo, economia solidária e cooperativismo iniciaram nesta quinta-feira, dia 08/08, no contraturno escolar nas unidades onde os alunos estudam, exceto para as escolas João Monteiro e Antônio Lopes da Fontoura. Os estudantes da E.M. João Monteiro fazem o curso na Casa de Cultura de Direitos de Itaipuaçu e os da E. M. Antônio Lopes da Fontoura na Biblioteca do Cine Henfil, no Centro.

O programa prevê dois benefícios: 50 Mumbucas (equivalente a R$ 50) por mês, para ajudar na compra de livros e material escolar, condicionados a 75% de frequência nas aulas do programa e nas aulas regulares e o depósito de R$ 1.200 a cada ano cursado no ensino fundamental e médio, condicionados à aprovação escolar.

Esse último benefício só poderá ser utilizado para custear o ensino universitário ou para a implantação do próprio negócio. O programa teve início em 2018 por meio de uma proposta experimental com as turmas de 6º ano para avaliar a aceitação da metodologia aplicada sem o pagamento de benefício.

Este ano serão atendidas as turmas do 9º ano regular, somente de rede municipal de ensino. E para o próximo ano, o programa será estendido para beneficiar alunos a partir do 6º ano. Importante destacar que o depósito anual é em reais e não em Mumbucas pela possibilidade de o futuro empreendedor adquirir produtos ou serviços fora da cidade.