A Coordenadoria de Transferência de Renda, equipamento administrado pela Secretaria de Assistência Social, informou, nesta sexta-feira (09/08), que, nos últimos dias, o Sistema de Cadastro Único tem apresentado instabilidade durante o acesso pelos usuários e lentidão durante a operação. O problema está ocorrendo em diversos municípios de todo o país.

Segundo a Caixa Econômica Federal, agente operador do Sistema de Cadastro Único, a ocorrência está associada a um grande aumento no volume de acessos ao site da CEF.  De forma a minimizar os impactos e com objetivo de garantir o retorno à normalidade, a Caixa informou que tem aprimorado a sua infraestrutura tecnológica para suportar o aumento da quantidade de acessos, Mas não há previsão de quando o Sistema de Cadastro Único retomará a estabilidade. 

Até que o sistema retorne a operar normalmente, os atendimentos serão realizados no formulário físico, sendo necessário que as informações coletadas sejam atualizadas posteriormente no sistema. Os atendimentos continuam sendo feitos nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e na sede da Secretaria de Assistência Social, no Centro.

O que é Cadastro Único:

O Cadastro Único, para Programas Sociais do Governo Federal, é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. a partir de informações sobre todo o núcleo familiar, das características do domicílio e das formas de acesso a serviços públicos essenciais. Nesse contexto, é possível identificar o perfil de cada família, através do sistema, para a inclusão nos programas sociais em que se enquadram.

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério das Cidades é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here