Guando foi a 'estrela' do Espraiado de Portas Abertas deste domingo - Foto: Elsson Campos

O guando foi o ingrediente principal nos bares e restaurantes que participaram da edição do projeto Espraiado de Portas Abertas, da Secretaria de Turismo, no último domingo, dia 04/08. O frio e o tempo chuvoso não diminuíram o interesse pela programação, sobretudo na Fazenda Ibiaci, que é administrada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca

“Hoje, estamos com a oficina de horta no coco, estamos fazendo a distribuição de mudas de árvores frutíferas, promovendo a degustação do chá de capim limão que as pessoas aceitam muito bem, entre outras ações”, explicou a subsecretária de Agricultura, Julyana Von Matter.

Quem passava pelo local, além de almoçar ao som da dupla Célio Renato e Suelen Alves, também podia experimentar e comprar massa de macarrão natural. “Essa experiência é nova, de participar do Espraiado de Portas Abertas. A massa é totalmente natural, nem sal leva, é feita totalmente com ingredientes puros, além de massa vegetal, farinha e o nosso ovo caipira. As pessoas que comem gostam muito”, comemorou Cristina Baldessara (58 anos), do Vale da Figueira.

“Faço parte de um espaço de artes e terapias. Lá, temos o cantinho dos cristais, como esses que eu trouxe para cá. São cristais terapêuticos com as suas indicações de bem estar e saúde e diversos formatos. Então, para mim, esse evento é de uma relevância muito grande porque eu trago um pouco da arte para junto das pessoas e uma arte que pouco se vê por aqui, que são os cristais naturais”, destacou Julio César Oliveira de 64 anos.

Aos 38 anos, Vanessa e Evania Monteiro as gêmeas do Flamengo, responsáveis por uma empresa de quentinhas da cidade, estavam no salão principal da fazenda. “Nós já trabalhamos com comida há mais de 10 anos e temos um público grande, usamos a cozinha de casa. Mas aqui, é importante para nós, porque mostramos para a população que a nossa cidade é rica de muitas coisas, além da oportunidade de podermos mostrar o nosso trabalho. Hoje nós preparamos a feijoda de guando e o guando com linguiça mineira. Está tudo bem caprichado e gostoso”, declarou Evania.

Do lado de fora, Célia Amendola (70 anos), moradora do Espraiado, tinha outras opções bastante saborosas, para aqueles que não gostam de guando, como arroz com linguiça, bobó de camarão, queijadinha e até quentão. “Eu participo do Espraiado de Portas Abertas há mais de 10 anos, sempre com carne de sol acebolada e aipim. Mas o turismo aqui no Espraiado cresceu muito. As pessoas já vêm nos lugares que tem o que elas querem. Então, eu passei a fazer também outros pratos, mas continuo com comida típica do Norte, pronta pra servir a todos. Mesmo com a chuva o povo está aí, eu estou vendendo e está valendo a pena”, garantiu ao lado das peças de artesanato que fez com fibras de bananeira.

Moradora de Cordeirinho há 15 anos, Marlene Dutra (55 anos) contou que já frequentava o Espraiado há 30 anos e que sempre faz questão de participar do Espraiado de Portas Abertas, mas dessa vez fez questão de conhecer a Fazenda Ibiaci. “Que lugar lindo. Estou impressionada com o forro daqui. Eu fiz um curso de criação de peixe em cativeiro e íamos vir conhecer, mas acabamos não conseguindo porque teve um outro evento no dia, então hoje, resolvi vir com a família para almoçar e escutar música. Pena que choveu e vai atrapalhar um pouco para que as pessoas venham para cá. Mas já deu para perceber como é lindo aqui”, contou.

Glória Melo (54 anos), que mora no Centro e participa da edição pela primeira fez, foi só elogios à iniciativa. “Eu vinha acompanhando e achei muito legal. Está valendo à pena. Um domingo muito prazeroso. Quem ainda não veio, tem que participar, ver como é esse trabalho, porque é tudo diferente. Ainda estou levando araçá e abiu para casa, para plantar. Então é muito bom mesmo”, disse sorridente. O marido Luciésio (61 anos) completou: “Maricá é muito bonito e esse projeto é importante porque dá condições das pessoas conhecerem as verdadeiras belezas da nossa cidade além valorizar a agricultura e as artes. Tudo fica ainda mais bonito. Vocês estão de parabéns por permitir esse entrosamento das pessoas com a natureza”, concluiu.

A movimentação no Espraiado de Portas Abertas não ficou concentrada apenas nas atrações da fazenda. Outros estabelecimentos localizados no centrinho do bairro também serviram pratos à base de guando. Além disso, o EcoMuseu Bertha Lutz, que funciona na sede das Unidades de Conservação e é de responsabilidade da Secretaria de Cidade Sustentável, ficou aberto o dia todo para visitação.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here