Início das obras da passarela no km 22, em São José do Imbassaí - Foto: Evelen Gouvêa

Um ano depois da instalação da passagem de pedestres, a Prefeitura está cumprindo o cronograma  anunciado quando do início da  implantação dos “traffic calmings” e começou a erguer a primeira das passarelas elevadas previstas para substituírem tais obstáculos no Km 22 da RJ-106, em São José de Imbassaí. A passarela terá uma extensão de 34 metros e 6,50 de altura, com rampas de 2 metros de largura de cada lado. A previsão da Prefeitura é entregar a obra em dezembro. O investimento do município, apesar de a rodovia ser estadual, é de R$ 1,5 milhão.

Nesta quarta-feira, Os primeiros movimentos já começaram às margens da pista sentido Niterói da rodovia. Uma escavadeira já preparou uma das bases para a instalação da fundação.  Outras duas passarelas também estão previstas: uma próxima ao novo Hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara (no km 23) e outra em frente à Escola Municipalizada Inoã, na altura do km 16.

Inicialmente, segundo a Autarquia de Serviços de Obras (Somar), os ‘traffic calmings’ que existem nos kms 16 e 22 não serão retirados. No entanto, a notícia da nova passarela agradou bastante os moradores de São José de Imbassaí, afirmando que a nova passagem será mais segura. “Teve um dia em que quase fui atropelada aqui porque um carro parou mas o motoqueiro não quis parar e ‘cortou’ o carro, e ainda me xingou ao passar. Na passarela não vai ter mais esse perigo”, projetou a enfermeira Edilene da Silva Vieira, de 43 anos, moradora há quatro anos do loteamento Marine.

A mesma opinião teve Valcir Francisco dos Santos, de 66 anos, que tinha ido buscar a neta Maria Fernanda, de 4 anos, no CAIC Elomir Silva, onde é aluna do pré-escolar. “Tem gente que para e os que não param, acho que vai ser melhor para as crianças que entram e saem da escola. Mas depois de pronta o povo vai ter de usar também, senão não adianta”, alertou ele.