Empresários se inscrevem no Empretec - Foto: Elsson Campos

Estacionados no pátio do Cineteatro Henfil, os trailers do empreendedorismo estão recebendo interessados em participar da nova edição do seminário Empretec em Maricá. Realizada pela última vez no município em maio de 2018, a atividade imersiva é resultado de um novo contrato firmado entre a Prefeitura de Maricá (através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

“Teremos uma série de capacitações bem interessantes, inclusive para os servidores da Prefeitura, na área de qualidade do atendimento. O Empretec é uma espécie de workshop de empreendedorismo, com foco exclusivo no âmbito comportamental. Trabalhamos as características empreendedoras para o empresário ter sucesso, alavancar o seu negócio, criar rede de contatos e melhorar seu desempenho”, explicou o analista do Sebrae, Leonardo Martins, lembrando os outros 25 cursos de capacitação que serão oferecidos para servidores municipais, pequenos e médios empresários da cidade. 

Até a próxima sexta-feira (02/08) serão realizadas as inscrições de empresários interessados em participar do Empretec, que deverão passar por entrevistas de seleção na próxima semana. “Nosso ponto de marcação das entrevistas é aqui mesmo, no Henfil. Todos que quiserem podem nos procurar de 9h às 17h, portando uma cópia do comprovante de residência do município”, acrescentou Leonardo, esclarecendo que este novo processo foi iniciado com as 15 pessoas que ficaram na espera em 2018. 

“Começamos refazendo as entrevistas das pessoas que já estavam aguardando, foram cerca de 15, para depois entrarem os novos. Ao todo, serão quatro seminários com turmas formadas por 25 pessoas. Cem novos empresários serão formados neste período de um ano de vigência do contrato”. 

Durante seis dias, os participantes do Empretec ficarão inseridos nas atividades que começam às 8h e não tem hora para terminar. Após 21 dias, um workshop volta a reuni-los para formar uma forte rede de contato, onde acontecem encontros regulares. 

“Fiquei sabendo do seminário no site da prefeitura e o que me motivou foi observar os rumos que o nosso país está tomando, onde empreender está parecendo o melhor caminho”, contou Hugo Soares de Moura (33 anos), que é empreendedor em Ponta Grossa, na área de telecomunicações e tecnologia. 

Dono de um restaurante inaugurado há pouco mais de dois meses em Araçatiba, Massimiliano Alemano (47 anos) falou sobre a importância da iniciativa. “Assim que eu abri o meu restaurante, surgiu a oportunidade de participar do Festival Gastronômico de Maricá. No grupo do festival divulgaram o seminário, e eu estou abraçando as oportunidades que estão caindo como uma luva”, comentou Massimiliano. 

Somente nesta terça-feira (30/07), o número de inscrições foi o suficiente para fechar o dia de entrevistas que serão realizadas na próxima segunda (05/08) e iniciar as marcações da próxima terça (06/08). As entrevistas vão até o dia 09/08.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here