Arraiá na sede no Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM)

A noite do último sábado (20/7) foi de muita alegria para aposentados e pensionistas do serviço público municipal. O Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM) trocou neste mês o café da manhã por uma festa julina para reunir o grupo de ex-servidores. A festa, realizada pela primeira vez na nova sede inaugurada há quase um ano, teve todas as comidas típicas e bebidas doadas pelos próprios participantes, sem custo para a instituição.

De acordo com a presidente Janete Valadão, o mesmo intuito do café da manhã (que ocorre sempre no dia do pagamento dos aposentados) de confraternizar e trocar experiências foi levado para a festa de São João. “Aqui é proibido usar o termo inativo, pois o instituto é a casa do servidor público municipal, mesmo aquele que ainda está na ativa. Muitas histórias são contadas aqui, muitas experiências são divididas. O local é aberto a todos”, frisou ela.

A ex-chefe de arrecadação de cadastro Acirésia Rodrigues Legentil, de 76 anos, disse que sempre prestigia os eventos do ISSM e não podia faltar a este. “Gosto do acolhimento que nos dão aqui, que é sempre um grande reencontro com os colegas. Tenho sido muito bem recebida e acredito que outros ex-funcionários também estejam satisfeitos”, ponderou ela, que atuou por 18 anos na função e se aposentou há 23.

Com apenas 39 anos de idade, André Labre foi aposentado da função de inspetor de alunos após ser diagnosticado com uma doença mental. Para ele, os eventos do instituto têm mesmo esse caráter de socialização. “A gente mata a saudade das pessoas, as confraternizações são sempre ótimas”, garantiu.