Gincana Fest leva cerca de 200 pescadores à praia da Barra de Maricá

A orla da Barra de Maricá ficou tomada de equipamentos de pesca na manhã do último domingo (21/07) com a segunda edição da Gincana Fest, que reuniu quase 200 praticantes do esporte divididos em 96 duplas vindas de cidades como Rio, Niterói, Saquarema, Araruama e Barra de São João, além dos de Maricá.

O evento, provido pelo grupo Pesca e Lazer Maricá com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, arrecadou também alimentos e agasalhos que serão doados a instituições da cidade, juntamente com o que foi pescado.

Mesmo com o mar em condições não muito favoráveis, os pescadores lançaram suas linhas para buscar a melhor colocação nas categorias masculino, feminino, juvenil e master, além de prêmios para melhor equipe e maior peixe retirado, que tinha entre as espécies mais comuns o pampo, a corvina e o papa-terra.

“Não está muito bom para pescar por conta da correnteza, mas a gente vem também pela amizade, para conhecer outros competidores, confraternizar mesmo junto com a família”, relatou o técnico em telefonia Átila da Silveira, de 31 anos, integrante da equipe Minhoca Feliz, da Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio).

Outra coisa que chamava a atenção era a presença de mulheres nas areias empunhando molinetes. Uma delas era a aposentada Selma Elisa Bezerra, de 51 anos, que contou ter aprendido com o marido. “Agora está melhor que eu!”, atestou o motorista Henrique Clemente, de 46 anos. Selma contou que começou por lazer, mas agora dificilmente perde uma competição. “Acho que tem que ter mais mulheres nas pescarias, mas a maioria tem medo até do peixe e receio de se machucar com os anzóis, por exemplo. Para mim, é um vício tão grande que costumo dizer que nas minhas veias não tem mais sangue, tem água salgada”, comparou.

Um dos responsáveis pelo evento adiantou que uma nova gincana está prevista para o mês que vem em Itaipuaçu. “Nós temos um calendário que circula em Maricá e vai a outros municípios. É realmente uma grande confraternização que fomenta e agrega valor ao esporte, além da arrecadação de roupas e alimentos que conseguimos”, celebrou Gabriel Ferreira.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here