A Casa da Terceira Idade de Santa Paula oferece aos idosos, além das atividades comuns às demais unidades, um programa de fisioterapia preventiva, que inclui reeducação corporal, postura, equilíbrio, coordenação motora, pilates, tratamento da memória, e atividades psicomotoras, entre outras.

A responsável pelo programa é a fisioterapeuta Aline Antunes, 37 anos, 14 de profissão. “O programa utilizado é simples, utiliza a energia do idoso conforme sua disposição e condição de saúde. Trabalhamos em grupo e individualmente, de acordo com o caso, mas, em geral, o resultado é positivo e melhora seu estado de espírito, sua expectativa e qualidade de vida”, comenta a fisioterapeuta.

Maria José Marinho, 84 anos, moradora do bairro, diz que está há dois anos no programa, e confere resultados. “A fisioterapia ajudou-me a praticar outras atividades. Hoje faço tai-shi-shuan, alongamento e dança sênior, entre outras”.

Delir Augusto, 70 anos, frequenta a casa há menos de dois meses. Também morador de Santa Paula, afirma que chegou à Casa, “com dores, dormência nas pernas e hipertensão. Acredito que, com mais uns quatro meses, estarei praticamente recuperado. Faço também dança sênior e alongamento”, completa.

A coordenadora da Casa, Carmem Helena Del Carmo, garante que a unidade sempre buscou oferecer o melhor dentro da programação da Casa. “Temos casos de depressão e deficiência motora, recuperados a curto e médio  prazo, através das terapias e do convívio social dos idosos”, conclui.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here