Alunos foram pintados pelos índios - Foto: Daniel Luiz

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação, abriu Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de 10 Instrutores de Surdos, 12 Intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e 6 Professores Indígenas para compor o quadro de profissionais nas Escolas Municipais Joana Benedicta Rangel, Caic Elomir Silva, Vereador João Da Silva Bezerra, Mauricio Antunes de Carvalho, Carlos Magno Legentil de Mattos, além das Escolas Municipais Indígenas Guarani Para Poty Nhe’ Já, (São José do Imbassaí) e Kyringue  Aranduá (Itaipuaçu).

Nas escolas foram identificados alunos que precisam deste suporte e o trabalho é feito em conjunto. O Instrutor Surdo trabalha junto com o professor regente, como modelo de identidade surda, e para isso é necessário que ele também seja surdo. Eles trabalham com o primeiro segmento, tendo acesso à Libras.

Já os Intérpretes em Libras colaboram na comunicação entre surdos e ouvintes por meio de Libras, contribuindo com a língua portuguesa oral e escrita e vice- versa. Os intérpretes trabalham no segundo segmento, quando os alunos já aprenderam libras.

“Ter um Instrutor e um Intérprete em sala de aula, além de ser direito do aluno, é de suma importância pois são esses profissionais que fazem a ‘ponte’ para melhorar a convivência deste aluno na escola. Sem estes profissionais haveria uma quebra de comunicação e isso não pode ocorrer”, relatou Helen Rosa, professora há 14 anos da rede e, atualmente, se especializando em Libras.

Na aldeia indígena, o trabalho do professor indígena tem um papel que vai além de ensinar. Ele também contribuirá na elaboração do currículo e programa do ensino das escolas indígenas. Vale lembrar que as Escolas Municipais Indígenas de Maricá somam às 2.765 existentes no país, segundo o Censo Escolar Brasileiro de 2010.

“O professor indígena tem um papel importante na manutenção da língua e etnia dos alunos indígenas e esse ensino bilíngue colabora para manter a cultura indígena viva em nossa sociedade”, explicou Helen de Azevedo, Gerente de Inclusão Educacional na secretaria de Educação.

Para fazer sua inscrição, clique (http://www.marica.rj.gov.br/contratotemporario/) e acompanhe as datas:

17 a 23/07 – Inscrições (até 23h59)

24 e 25/07 – Apresentação de documentação comprobatória na sede da Secretaria de Educação de 9h às 16h

26/07 – Resultado da lista dos pré-aprovados no site

30 e 31/07 – Recurso na sede da Secretaria de Educação

01/08 – Resultado Final no site

06/08 – Entrega de documentação para contratação na sede de Secretaria de Educação