Agora é para valer. Ativo em caráter educativo desde junho, o Maricá Rotativo (estacionamento rotativo) começou a ser cobrado nesta segunda-feira, dia 15/07. Gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com o apoio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, o sistema prevê um ordenamento do estacionamento público, impedindo que veículos fiquem parados em uma única vaga ao longo do dia.

Para o pleno funcionamento do serviço, já são mais de 60 pontos de venda (PDV) fixos devidamente listados no site do Maricá Rotativo e com banner para fácil identificação dos usuários. “Até agora, registramos cerca de dois mil downloads do aplicativo e mais de 2.800 veículos cadastrados”, informou o presidente da Codemar, José Orlando Dias, ressaltando que novas campanhas educativas também passam a ser adotadas agora no Centro, com o apoio do Procon e da Guarda Municipal de Maricá. “Existe também uma fiscalização virtual com notificação educativa, após quatro avisos, a Guarda Municipal é comunicada e poderá autuar”, destacou José Orlando.

Vendedora na loja Bike Vip, Bruna Alves, acredita que a venda dos tickets será positiva para o comércio, de uma forma geral. “Hoje é apenas o primeiro dia, mas nós acreditamos que a procura pelo bilhete do rotativo vai trazer gente que nem tínhamos expectativa de entrar na loja, isso ajuda na divulgação e aumenta o fluxo de pessoas”, afirmou.

Motoristas que têm placa do município terão que pagar o valor R$ 2 para estacionarem seus carros nas principais vias do centro, válidos no período de duas horas e podendo ser prorrogado por mais duas horas. Para os condutores que possuem placas de outras cidades, o valor cobrado será de R$ 2,50 para permanecerem o mesmo tempo, também prolongado por igual período.

Pela primeira vez indo comprar o seu ticket em um PDV, o morador do centro, Eduardo de Souza (37 anos), elogiou o serviço. “Acho bom. Vai nos ajudar muito, porque aqui não tinha mais lugar para parar. Desde que o educativo começou,  já melhorou muito”, contou.

Também morador do centro, Geraldo Júnior (31 anos) falou sobre sua experiência de compra. “Foi super tranquilo, acabei de comprar um crédito de R$ 20 e vou poder ir fazer minhas comprar tranquilo, o que antes eu não poderia, já que a gente chegava aqui e encontrava carros que ficavam parados o dia inteiro, não nos dando a oportunidade de estacionar para ir nos comércios”, lembrou Geraldo.

De acordo com a coordenadora de campo do Rotativo, Marina Castanheira, 40% da população já está aceitando muito bem a novidade. “Estamos fazendo ações educativas desde abril, e as pessoas já estão se adaptando. A maior parte das pessoas tem se mostrado bastante receptiva e gostando da ideia de ter mais autonomia para estacionar”, afirmou.

Agente de campo na ‘Rua dos Bancos’ (Ribeiro de Almeida), Gracielle Neves, falou sobre o dia a dia de atendimento ao público. “Um dos nossos maiores desafios é fazer com que as pessoas entendam que as vagas nos centros comerciais devem ser prioritariamente destinadas aos consumidores, e não para os trabalhadores dos comércios ou pessoas que vão passar o dia fora do município, esclareceu Gracielle.

Moradora do bairro Boa Vista, Márcia de Oliveira Reis Rocha (57 anos), comentou a facilidade de usar o aplicativo. “Consegui baixar sem problemas e agora vou usar pela primeira vez. Sai da minha casa com o propósito de ver como seria o funcionamento na prática, e estou achando ótimo. Consegui uma vaga maravilhosa, que não conseguiria antes, as pessoas deixavam o carro aqui o dia inteiro, e as vezes até saiam de Maricá”, disse Márcia.

Inicialmente o programa abrange seis ruas da região central: Ribeiro de Almeida, Barão de Inoã, Expedicionário Luiz Manoel, Carlos Rangel, Abreu Rangel e Juvenal Bittencourt. Essas vias servirão como teste para, posteriormente, outras ruas adjacentes serem integradas ao Maricá Rotativo como Araçatiba, na Orla da Barra, Cordeirinho e Ponta Negra.

Para dúvidas e informações, os usuários podem acessar o site: https://www.maricarotativo.com.br/ ou o S.A.C pelo telefone: 0800 888 1152.