Mesmo com a temperatura em torno de 10 graus, cerca de 100 integrantes do Programa Viver Bem, da Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida, vinculado à Secretaria municipal de Saúde, acordaram bem cedo no último sábado (13/07) para participar de uma trilha guiada na gruta do Spar. Durante todo o percurso, os aventureiros foram acompanhados pela equipe do programa, formada por professores de educação física, fisioterapeuta, enfermeiro e bombeiro civil.

Antes da caminhada, monitorados pela professora de Educação Física Fernanda Ramos, os integrantes realizaram exercícios de alongamento e fizeram medição de pressão arterial. A professora ressaltou a importância de atividades em grupo, principalmente, para interação social. “Mais do que um bem para o corpo, eventos assim promovem um alívio para a alma. Eles conversam, brincam, deixam de lado os problemas e as doenças. Funciona como uma terapia em grupo”, frisou Fernanda.

Considerada de leve a moderada, a trilha, que possui duração de duas horas, com trechos de subida, permitiu oferecer um passeio por um conjunto de galerias de minas desativadas há meio século, de onde eram extraídas minérios como malacacheta e feldspato. Os visitantes também visitaram um lago natural e vegetação típica da Mata Atlântica.

Para a moradora de Inoã, Elaine Cristina Nascimento, de 57 anos, a curiosidade em conhecer as belezas do local fez com que ela participasse da caminhada. “Sou viciada em esportes e em atividades ao ar livre. Nunca tinha ido à Gruta, por isso, não podia perder a oportunidade de praticar exercício, conhecer um lindo lugar e ainda tirar altas fotos”, destacou.

“Tento participar de todas as atividades porque aqui é minha segunda casa. Antes de entrar no Viver Bem, há um ano e cinco meses, sofria de depressão por ter perdido minha filha de 17 anos. Com as aulas que faço de pilates, ginástica localizada e funcional, melhorei muito. Hoje não tomo mais remédio para depressão nem para pressão alta, emagreci 25 kg e, acima de tudo, sou feliz”, explicou Edijane Paes, de 46 anos.

“Queremos promover para os usuários do nosso programa uma manhã diferenciada num dos lugares mais bonitos da cidade com uma atividade de lazer, interação, esporte e saúde”, destacou o coordenador do programa, Rogério Peixoto.

Criado pela Prefeitura em maio de 2013, o programa Viver Bem tem o propósito de cuidar do bem estar e a qualidade da vida da população. Com unidades nos bairros de São José, Inoã e Centro, o programa atende, aproximadamente, duas mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e a melhor idade com atividades culturais, lúdicas e esportivas.

São mais de 30 atividades gratuitas à disposição da população como: yoga, pilates, balé, dança, reforço escolar, ginástica, cozinha criativa, artesanato, teatro, circo, ginástica artística, futsal, corfebol, várias modalidades de lutas, orientação nutricional, orientação familiar, avaliação física e muito mais.