Projeto Saúde do Idoso - Foto: Marcos Fabricio

Com o objetivo de implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, a Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (11/07), na casa de festa Palladon, o encerramento da Qualificação da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), pioneira no estado, com a formatura dos participantes.

Com duração de três meses, o curso, direcionado para 150 profissionais da Atenção Básica, foi realizado em parceria da Prefeitura com a Associação Beneficente Síria, do Hospital do Coração (HCor) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

“Da região Sudeste, somos o único município que oferece capacitação aos nossos profissionais da rede que serão multiplicadores do conhecimento, com foco na intersetorialidade e promoção da saúde do idoso”, declarou a gerente do programa de Saúde do Idoso, Alessandra Guedes. De acordo com a gerente, a saúde do município ampliou de 27 para 36 equipes de Saúde da Família. “O bairro de Inoã está com 100% de cobertura pela estratégia de saúde. Nosso objetivo é formamos cada vez mais multiplicadores capazes de atender a população de maneira mais humanizada possível”, acrescentou.

Com aulas presenciais e módulos onlines e permanentes, o curso facilita o conhecimento sobre a caderneta com informações úteis para quem trabalha com a população idosa. No mesmo modelo da caderneta infantil, o documento será um instrumento de identificação dos idosos atendidos, com informações relevantes sobre a saúde do paciente e a recomendação para próximos atendimentos médicos. “Funciona como um prontuário que fornece todos os dados da saúde do idoso o que permite ao profissional, por exemplo, saber que remédio ele toma, qual patologia ele possui e, dessa forma, traçar um plano de cuidados direcionado”, destacou a gerente.

A representante da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Ana Lúcia Ferraz Amstalden, salientou que o envelhecimento é um triunfo do desenvolvimento. “O aumento da longevidade é uma conquista da humanidade, possível graças a avanços na nutrição, nas condições sanitárias, na medicina e no ensino. Mas, isso apresenta desafios. O Brasil envelheceu rápido, mas sem estar atrelado com desenvolvimento social e econômico”, explicou. A representante falou sobre uma pesquisa Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiro (Elsi), coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz – Minas Gerais (Fiocruz-MG) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aponta o envelhecimento no país de forma desigual. “O estudo mostra que a expectativa de vida na região Sul e Sudeste é maior que na região Norte e Nordeste e que 75% da população idosa é exclusivamente dependente do SUS. E que 68,9% reside em domicílios cadastrados na estratégia de Saúde da família. Nosso grande desafio é promover o envelhecimento com qualidade de vida”, salientou.

A técnica de enfermagem que atua no Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML), Maria de Fátima Silva dos Anjos, considerou extremamente importante participar dessa capacitação. “O que mais gostei foi saber da implantação da caderneta para os idosos. Será fundamental ter em mãos esse documento que nos permitirá identificar, monitorar, organizar e acompanhar a saúde dos pacientes. Facilitará muito no atendimento porque teremos em mãos um histórico e suas necessidades”, salientou.

Quem também participou da capacitação foi o neuropsicólogo clínico, Luiz Otávio Costa da Silva. “É fundamental essa troca de experiência entre colegas da saúde. São novas informações e protocolos que absorvemos que ampliam o debate da importância de politicas públicas intersetoriais e transversais para acolhimento da população idosa”, conclui.