Equipes da prefeitura limpam praias após ressaca do fim de semana - Foto: Marcos Fabricio

Um grande contingente do setor de Conservação da Prefeitura de Maricá esteve nas ruas da cidade desde o fim de semana para limpar ruas e trechos da orla após a forte ressaca que chegou às praias, principalmente na noite de sábado (06/07).

A maior concentração de trabalhadores nesta segunda-feira (08) foi em Ponta Negra, onde uma grande quantidade de sujeira foi trazida do mar por conta da ressaca. Cerca de vinte varredores passaram o dia recolhendo o lixo, que totalizou 10 toneladas.

Uma das esteiras de acesso à areia montadas ao lado do posto salva-vidas da Defesa Civil Municipal foi arrancada do local pela força da água, mas deverá ser recolocada nesta semana. Até o canal teve trechos das margens arrancados pelas ondas, que ainda invadiam a corrente na manhã de segunda.

Nascido e criado no bairro, o guarda-vidas Jefferson Lima de Souza esteve na praia e ficou impressionado com a quantidade de lixo na areia. “Já vi ressacas piores que esta, e mesmo assim veio muita coisa desta vez. O pessoal aqui ficou assustado”, lembrou ele, que tem 33 anos.

Outras equipes de Conservação da Prefeitura atuaram em alguns pontos da Barra de Maricá, onde as ondas chegaram a invadir a Rua João Frejat (antiga Rua 13). Lá, o grupo entrou em ação já no domingo (07) na limpeza  das vias próximas à faixa de areia. Também na orla de Itaipuaçu havia varredores para retirar o acúmulo de lixo e areia. Com o aviso de ressaca confirmado, as equipes da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) abriram a ligação do canal com o mar na tarde de sexta-feira (05) e passaram a repetir o trabalho diariamente desde então para garantir a vazão do curso d’água.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o último aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil, com ondas de até 2,5 metros, é válido até às 21h desta segunda. O órgão segue de prontidão para possíveis alterações nas condições do mar.