Major Wellington Silva ministra o curso de Abrigos Temporários - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá iniciou nesta segunda-feira (08/07), na Faculdade Maricá, no Flamengo, o curso de “Gerenciamento de Abrigos Temporários”. Ministrada pelo major Wellington Silva a primeira aula contou com 60 participantes, entre eles, agentes da Defesa Civil, profissionais de Assistência Social, Habitação, Cruz Vermelha e representantes de Organizações não Governamentais.

Além de Maricá e municípios do estado do Rio como São Gonçalo, Niterói, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, São João da Barra, Araruama, Saquarema e Silva jardim, participam do treinamento profissionais de outros estados como Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Brasília.

“Trabalhar a gestão de abrigos é uma questão complicada no sentido de que você tem que levar informações para uma população já afetada pelo desastre. Por isso, vamos trabalhar com as defesas civis e os órgãos presentes a questão da triagem social, da recepção de abrigos, triagem de saúde, a questão de se criar uma rotina no abrigo. Afinal, esse é o nosso papel”, explica o coordenador da Defesa Civil, major Wellington Silva.

“Os cursos promovidos pela Defesa Civil de Maricá vem difundindo por todo o Brasil a importância do nosso município dentro do cenário nacional. Além, de fortalecer nosso sistema interno juntamente com os nossos parceiros dentro do município conseguimos que o nosso know-how seja dividido com as outras defesas civis que por questões diversas não tem a oportunidade de discutir sobre pautas tão necessárias”, avaliou o major.

“De onde venho atuamos muito em conjunto com a Defesa Civil do estado no atendimento a famílias em situação de desastres como alagamentos e situações de emergência”, contou Inácia Brito, coordenadora de Assistência Social da Secretaria de Estado de Sergipe. “Minha expectativa em relação a esse curso é que consigamos sair daqui com o conhecimento mais aprofundado no gerenciamento de unidades de acolhimento. Na minha avaliação é um curso muito importante para nós que atuamos na Assistência Social, pois sempre nos cabe a competência de estar com essas famílias e em nosso estado nunca tínhamos feito um curso como esse”, frisou Inácia.

O curso que tem duração de cinco dias, sempre das 9h as 17h, será finalizado na próxima sexta-feira, dia 12/07, ao meio dia, com a certificação dos participantes.