A Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro) vai receber novamente a Feira de História Antiga e Medieval 2019 (FHAM) no dia 13/07. O evento gratuito conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Turismo e tem como objetivo proporcionar aos moradores e visitantes uma viagem a um passado distante, explorando comidas, bebidas, músicas, danças antigas, jogos, artesanatos e demonstrações de combate. Pelo menos 1000 pessoas devem circular pelo local.

“Essa segunda edição é fruto de um sonho de trazer para as pessoas algo diferente, proporcionando uma opção de entretenimento, educação, cultura, conhecimento e interação social, além de ser uma grande oportunidade de negócios para a cidade por agregar novos valores ao turismo pela possibilidade de integração. Essa troca de experiência em eventos semelhantes, tanto no país como no exterior, permitiu uma maior visibilidade da cidade”, explicou Edison Lopes, idealizador do evento.

Haverá a arrecadação de 1 kg de alimento não perecível. “Uma oportunidade perfeita para que todos assistam aos shows e contribuam com uma corrente solidária do bem. Em 2018 foram 10 unidades beneficiadas. Este ano, em conjunto com a Prefeitura, buscamos atingir um patamar de evento que transcende a cidade”, destacou Edison.

Pessoas caracterizadas concorrem a prêmios. Quem passar pelo local terá a oportunidade de assistir as apresentações da Escola de Dança Searte; da Banda Lyria; da Banda Círculo do Vale – que tanto na música quanto na dança circular apresenta elementos celta (utiliza vocabulário local, flautas e um instrumento de arco precursor do violino, a rabeca) e folk (estilo que combina música tradicional com rock, vocais afinados e instrumentos elétricos) e da Banda Café Irlanda com um pouco de celta, folk e dança irlandesa (composta por duas técnicas e sapatos distintos que lembram o balé e o sapateado).

A programação inclui ainda números de dança do ventre; dança cigana (rumba cigana, rumba catalã); dança fusão árabe/flamenco e dança cigana russa pandeiro. Para os fãs do universo medieval haverá ainda um acampamento viking, demonstrações de ferraria e forja, exposições, arquearia, falcoaria, combates temáticos (Vikings, Romano e Celta), de templários e de  swordplay (esporte que simula uma batalha com réplicas de espadas ou instrumentos de combate revestidos com espuma).

Na praça de alimentação típica, a gastronomia inclui cerveja artesanal, hidromel (bebida alcoólica cujo maior parcela dos seus açúcares fermentáveis são provenientes do mel) e apple bacon (espécie de bacon frito apimentado servido com pão).

Serviço:

FEIRA MEDIEVAL DE MARICÁ

10h – Abertura Oficial

10h15 – Inicio das atividades temáticas

11h – Orquestra Viação N. S. do Amparo

13h15 – Grupo Dança do Ventre 3ª idade Maricá

13h30 – Grupo Dança Cigana 3ª idade Maricá – Profa. Cecilia

13h45 – Dança Cigana – Ana Bahira – solo

14h – Dança Fusão árabe/ flamenco – Cris Zahar e Leticia Almeida

14h30 – Grupo de Dança Cigana – 3ª Idade Maricá – Profa. Cecilia

14h45 – Dança do Ventre xom Véu- Bia Samra

15h15 – Dança Cigana Russa com elemento pandeiro – Grupo Leticia Almeida