Mais de 40 espécies de mudas são produzidas no Viveiro Florestal Municipal - Foto: Michel Monteiro

Inaugurado em 1º de julho de 2016, o Viveiro Florestal Municipal, no Caxito, completou três anos de existência. Neste período, o local já produziu cerca de 100 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, que são doadas às quintas-feiras através do projeto ‘Maricá + Verde Visita o seu Bairro’, ou retiradas na sede pela população.

“Nossa capacidade é de 35 mil mudas por ano, como não zeramos os espaços, produzimos uma média de 15 mil, cerca de 3 mil por mês”, explicou o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira. 

Engenheiro florestal por formação, o subsecretário de Cidade Sustentável, Guilherme Mota, afirmou que o Viveiro Florestal Municipal é a realização de um sonho. “Como poderíamos falar em arborização urbana e reflorestamento, se não produzíssemos as nossas próprias mudas? A importância destas mudas serem produzidas aqui, é justamente a adaptabilidade delas às nossas condições climáticas”, ressaltou Guilherme. 

De acordo com o técnico agrícola e tecnólogo ambiental Luiz Antônio de Martins Ramos, que é responsável pelo Viveiro, como as matrizes das plantas são do município de Maricá, as sementes e mudas se desenvolvem muito mais rápido. 

“No princípio, nós adquirimos muitas mudas através de compensação, ou seja, a gente deixou de onerar o município. Aproveitamos que algumas empresas precisavam pagar multas, por diversas razões, e pedimos a multa em compensação ambiental. Assim, adquirimos insumos, sementes, ferramentas e outros bens necessários para o projeto da Cidade Sustentável”, lembrou Luiz, explicando que atualmente o trabalho começa na semeadura.  

“Depois de semear, passamos para o repique e damos origem às mudas. Todo o processo, até as mudas poderem ser doadas, leve de seis a sete meses”, contou.  

Moradora do Recanto Verde, Lara Pereira Santos (31 anos), foi ao Viveiro Florestal Municipal em busca de Ipês. “Eu e meu esposo gostamos muito de plantas. Fomos na Secretaria de Agricultura, onde pegamos algumas mudas de hortaliças e lá eles explicaram que as mudas nativas da Mata Atlântica, mais ornamentais, poderiam ser adquiridas aqui na Secretaria de Cidade Sustentável”, disse Lara. 

Ao todo, são produzidas e oferecidas mais de 40 espécies de árvores nativas como Flamboyant Mirim, Aroeira, Ipê Rosa, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Jenipapo, Algodão da Praia, Araçá-Roxo, Pau-ferro, Jequitibá, Capim Limão, Oiti, Palmeira e Pata de Vaca.

Os interessados em adotar uma ou mais mudas, podem acompanhar o calendário do Maricá + Verde no nosso site e redes sociais, ou comparecer no Viveiro (Estrada do Caxito, s/nº, ao lado da subestação da Enel) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here