Ao todo, serão 41 locais participando do festival - Foto: Katito Carvalho

O 1° Festival Gastronômico de Inverno de Maricá, que promete movimentar a cidade de 5 a 28 de julho, teve o seu lançamento realizado nesta terça-feira (02/07) em coquetel oferecido na Pousada Maricá, no Centro.

O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Federação de Conventions & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro. Contou com a participação de representantes dos estabelecimentos participantes, autoridades municipais, além de convidados.

“Nós sabemos da vocação turística que Maricá tem e sonhamos com isso há anos. E o que todos nós estamos fazendo juntos é a sistematização em um conjunto de ações que vão sem dúvida nenhuma, ao longo do tempo, produzir uma cidade que vai ter identificação e o seu viés turístico muito claro”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.

“Essa noite é especial porque é um lançamento simbólico do 1° Festival Gastronômico, mas que marca acima de tudo o desejo de unidade, de construir junto de seguir em frente porque tudo que estamos pensando é possível e só depende de nós. Estamos juntos na construção de um município. Não se faz cidade pela presença única do poder público ou da iniciativa privada. Cidade se faz com o encontro de todos”, afirmou Fabiano.

O festival terá atrações para todos os paladares. Ao todo 41 estabelecimentos, de todos os distritos, participam da iniciativa, entre eles, restaurantes, bares, pizzarias, quiosque e empórios. Todos devidamente legalizados. O prato oficial do Festival, oferecido por cada participante, terá o preço fixo de R$ 40.

“Esse tipo de iniciativa é de grande relevância, pois mostra para o público interno e externo o nosso potencial e isso é muito importante para o desenvolvimento da cadeia gastronômica de Maricá. A partir desse evento queremos que surjam outros de mesma relevância ou até de maior impacto dentro desse modelo que está sendo criado na cidade”, avaliou José Orlando Dias, presidente da Codemar.

Embora o evento não tenha caráter de concurso os clientes receberão um formulário simplificado para avaliar o sabor, a apresentação do prato e o atendimento. Posteriormente a organização apresentará os resultados, destacando os estabelecimentos com a melhor colocação em cada item avaliado.

“O festival faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico que prevê uma série de ações, entre elas, o fomento do turismo e o incentivo para que novos turistas venham para Maricá em períodos considerados de baixa temporada, como no inverno. Por isso se pensou num evento dentro dos próprios estabelecimentos para que possamos estruturar o turismo gastronômico da cidade”, explicou José Alexandre Almeida, coordenador de projetos da Federação de Conventions & Visitors Bureau do Rio de Janeiro.

“Estou muito surpreendido com toda essa estrutura. Isso nos motiva como empreendedores, pois o nível está muito alto, É bom ver o entusiasmo de cada estabelecimento em criar um prato exclusivo para o festival”, disse Vinícius Fialho, proprietário da Krazo Hamburgueria Artesanal, no Flamengo, um dos participantes.

Ainda durante o coquetel foi apresentado o calendário de eventos de Maricá de julho de 2019 até julho de 2020 com dia, nome e local de cada evento. Em breve esse calendário será divulgado em nossos site e redes sociais.