Serão cinco cursos na área de turismo e hospedagem - Foto: Divulgação

Estarão abertas, a partir desta quarta-feira (03/07), 56 vagas para diversos cursos gratuitos do Projeto Hospedar, oferecidos pela Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Trabalho.

Ao todo são cinco cursos na área de turismo e hospedagem como “A Arte de Falar em Público”, “Jardinagem”, “Recepcionista em Meios de Hospedagem”, “Camareira em Meios de Hospedagem” e “Comportamento Hospitaleiro”. Como parte do Programa de Qualificação Profissional, o município contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os interessados devem procurar o Maricá Convention & Visitors Bureau, na Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, 385, no Centro, das 9h às 17h, e apresentar os seguintes documentos: cópia e original da identidade, CPF, comprovantes de residência atualizado e de escolaridade e uma foto 3×4. Mais informações pelo telefone (21) 3731-2901.

Com carga horária, horários e pré-requisitos diferentes, os interessados devem se informar sobre os detalhes de cada curso. As aulas estão previstas para começar na próxima segunda-feira (08/07).

Para o curso “A Arte de Falar em Público” serão oito vagas. Com carga horária de 60 horas, as aulas serão realizadas três vezes na semana (segunda, quarta e sexta), das 18h às 22h. Para se inscrever é necessário já ter 18 anos e possuir ensino fundamental completo.

Na modalidade presencial, esse curso é voltado para o desenvolvimento das técnicas de argumentação e linguagem, além da potencialização dos recursos vocais, tais como, projeção da voz e aquecimento vocal associado aos exercícios fonoarticulatórios.

Referente ao curso “Camareira em Meios de Hospedagem”, serão oferecidas sete vagas. Ao todo serão 200 horas de aulas durante três vezes na semana (segunda, terça e quarta), das 18h às 22h, na Pousada Solares (Avenida Ivan Mundin, Boqueirão).

Como pré-requisito, é necessário já ter 18 anos e possuir ensino fundamental completo. A capacitação é voltada para atividades de arrumação, higienização e limpeza de unidades habitacionais, bem como reposição e controle de material de uso do cliente, além de atender às solicitações e reclamações dos mesmos, em benefício da rentabilidade do negócio e que buscam desenvolver competências profissionais necessárias ao exercício da profissão.

Já o curso “Comportamento Hospitaleiro” é voltado para pessoas interessadas em atender e recepcionar pessoas exercendo a hospitalidade, buscando identificar e satisfazer suas necessidades e superar as expectativas. Serão sete vagas. É necessário ter 18 anos e possuir o 5º ano do ensino fundamental. Com carga horária de 12 horas, o curso será realizado duas vezes na semana (terça e quarta), das 18h às 22h.

O curso de “Jardinagem” é o que oferece mais vagas, ao todo são 23. Voltada para pessoas interessadas em desenvolver técnicas básicas de implantação, manutenção e reforma de jardins, a capacitação terá duração de 60 horas presenciais, com aulas três vezes por semana (segunda, quarta e sexta), das 9h às 13h. É preciso ter ensino fundamental incompleto e ter 18 anos.

Com o total de 11 vagas, o curso “Recepcionista em Meios de Hospedagem” é voltado para quem busca desenvolver competências profissionais necessárias ao exercício da profissão. Ao todo serão 160 horas, durante três vezes na semana (segunda, terça e quarta), das 13h às 17h. Como pré-requisito é necessário possuir o ensino fundamental completo.