Semana Municipal do Pescador - Foto: Divulgação

Comemorada pela primeira vez, a Semana Municipal do Pescador instituída pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca foi encerrada, no último sábado (29/06), dia de São Pedro, com uma roda de conversa com pescadores artesanais do Recanto, em Itaipuaçu.

Gerhard Sardo, coordenador de Pesca da pasta, conversou sobre as expectativas da classe e apresentou os projetos que já vem sendo desenvolvidos em pesca e aquicultura.

“Para os pescadores, as prioridades são a abertura do Canal da Costa, obra atualmente embargada pelo Inea, e o deck para que se possa aportar pequenas embarcações junto à margem do canal”, disse Gerhard.

A coordenadoria na última semana também desenvolveu encontros em Ponta Negra, onde foi debatido o sistema lagunar de Maricá e em Guaratiba, onde representantes da pasta falaram sobre a legislação pesqueira.

Complementando a Semana do Pescador, a Escola Municipal Marcus Vinícius Caetano Santana, no Bairro da Amizade recebeu o projeto ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’, na sexta-feira (28/06). Cerca de 50 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, participaram de uma palestra sobre a importância de preservar o meio ambiente e o sistema lagunar da cidade e ganharam mudas de pitangueira para plantarem em casa ou no entorno.

Foram ainda afixadas 50 placas educativas no entorno das lagoas de Guarapina, Padre, Barra e nos canais da Costa, Ponta Negra e Bambuí, destacando a preservação ambiental e a cultura caiçara em Maricá.

“Tivemos vários eventos na cidade com crianças das escolas municipais e comunidades pesqueiras de Maricá e aproveitamos essa primeira comemoração para realizar atividades de ponta a ponta da cidade. A instituição da semana valoriza o trabalho do pescador e prioriza a vida marinha em nosso município, incentivando e informando sobre a cultura da pesca artesanal para que no futuro tenhamos uma sociedade muito mais consciente”, finalizou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino.