Atividades com crianças em Jacaroá - Foto: Marcos Fabricio

Cerca de 50 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Marcus Vinícius Caetano Santana, no Bairro da Amizade, participaram na manhã desta sexta-feira (28/06) do projeto ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá.

Na quinta-feira (27/06), o coordenador de Pesca da secretaria realizou palestra com os alunos e explicou sobre a importância de preservar o meio ambiente e o sistema lagunar da cidade. Mudas de pitangueira foram distribuídas na escola e os alunos levaram para casa.

“A atividade serve como exercício de cidadania e os alunos têm a oportunidade de realizar a limpeza das beiras das lagoas, mas como não puderam ir até a beira da lagoa de Jacaroá, uma nova data será escolhida para que eles possam fazer a atividade ao ar livre, objetivo principal do projeto”, disse Gerhard, que ainda complementou: “Infelizmente não pudemos fazer o plantio das mudas mas terão a oportunidade de plantar em casa e ensinar aos familiares como a planta deve ser cuidada, isso faz parte do nosso trabalho também”, concluiu.

João Felipe Gomes, de 8 anos gostou do que aprendeu e vai tentar por em prática. “Eu achei importante saber que precisamos cuidar do meio ambiente, pois se os peixes morrerem não teremos o que comer”, disse.

Miguel Monteiro, de 9 anos, falou que gostou do que aprendeu e vai plantar a muda no quintal de casa. “Eu aprendi que a gente precisa cuidar da natureza e vou plantar a muda no meu quintal, vou ensinar a todo mundo que precisamos cuidar da natureza”, explicou.

Professor regente, Douglas Álvares disse que esse tipo de atividade complementa o que os alunos aprendem em sala de aula. “Nós realizamos um trabalho com eles e isso vem agregar. Cuidar da natureza não se limita somente às lagoas e, sim, ao entorno de onde vivem, também, como a escola e as casas deles. Esse trabalho ajuda a fortalecer o interesse deles pelo cuidado com o meio ambiente”, finalizou Douglas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here