Sob o tema “Práticas Integrativas e Complementares” a Prefeitura, através do projeto “Conhecendo o Conhecimento”, promoveu na última sexta-feira (28/06) uma roda de conversa comandada pela enfermeira e palestrante Fernanda Figueiredo. A ação foi organizada pela Secretaria de Políticas Inclusivas e aconteceu na sede da pasta, no Centro.

“As práticas integrativas e complementares nascem de uma nova cultura de saúde. De uma necessidade de fazer saúde diferente. Saímos daquele olhar curativista, do modelo biomédico para um modelo em que vemos o sujeito como um todo, as necessidades que ele apresenta, buscando ofertar para ele outras formas de praticar o cuidado e o autocuidado, considerando o bem estar físico, mental e social”, explicou Fernanda Figueiredo.

“Essa é a quinta edição do nosso ciclo de roda de conversa que tem como principal objetivo fazer a troca de conhecimentos, de experiências e de saberes sempre com temas transversais e diversos, sugeridos pelos nossos participantes de forma bem democrática”, afirmou Mariana Frizieiro, coordenadora da Secretaria de Politicas Inclusivas.

Participando da roda de conversa pela segunda vez, a gerente de projetos Marcela Policiano elogiou a iniciativa e o formato dos encontros.

“Na primeira vez que participei fiquei imensamente surpresa, pois vim para o encontro imaginando uma coisa e a experiência foi muito melhor do que eu esperava. A palestrante conseguiu resgatar minhas memorias de infância e eu, assim como os outros participantes, fiquei muito emocionada”, lembrou.

“Só tenho elogios para essa iniciativa e na minha opinião é uma atividade primordial para a criação e construção de diálogos, pois o formato consegue deixar as pessoas a vontade. Aqui conseguimos ser nós mesmo e isso é maravilhoso”, elogiou Marcela.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here