Moradores cadastram felinos para castração - Foto: Elsson Campos

Mais 80 gatos e gatas serão inscritos no Programa Municipal de Castração. Os cadastros iniciaram nesta quarta-feira (26/06) na sede da Coordenadoria de Proteção Animal, vinculada à Secretaria de Saúde. A castração é gratuita e faz parte de um convênio do município com a Veterinária Maricá.

A próxima etapa é a realização da triagem (avaliação clínica e coleta de sangue), que será feita nas próximas duas semanas. Caso o animal esteja apto, o tutor receberá uma guia de encaminhamento com a data da cirurgia marcada.

“As fêmeas não podem estar prenhas, nem no cio e nem amamentando e os animais devem ter entre cinco meses e seis anos de idade”, frisou a coordenadora Milena Costa.

Moradora de Itaipuaçu, a artesã Cristiane Moreira Oliveira, de 51 anos, foi cadastrar uma das 18 gatas retiradas da rua. “Esse trabalho que a prefeitura está desenvolvendo é importantíssimo para diminuir o sofrimento desses animais que são abandonados e que muitas vezes passam frio, sede e são maltratados”, afirmou.

Na fila esperando para efetuar o cadastro, Fabrícia Oliveira, de 43 anos, falou sobre a quantidade de animais desamparados que tem observado no local onde mora. “A ação da prefeitura é maravilhosa porque tem muito animal abandonado na cidade. Na minha rua, por exemplo, tem uma família de cães que foram largados. Os vizinhos fizeram uma vaquinha, colocaram um pouco de comida e água e isso é muito importante”, relatou.

A professora de Inglês, Flávia Paris, de 22 anos, destacou a agilidade do processo. “Foi tudo bem rápido. Estava pensando em chegar às 5h, mas cheguei às 7h e fui a 4ª pessoa da fila. O pessoal é muito atencioso e auxilia direitinho”, salientou a moradora de São José do Imbassaí. “Acho extremamente importante esse cuidado com os animais porque é uma questão de saúde pública também”, finalizou.

Quem não pôde comparecer nesta quarta-feira tem o próximo dia 24 de julho para realizar o cadastro para a castração de gato e gata.