Travessia na lagoa do Boqueirão a Araçatiba - Foto: Katito Carvalho

Cerca de 30 crianças e adolescentes (entre 9 e 17 anos) participaram da primeira travessia entre as lagoas do Boqueirão e Araçatiba no último sábado (22/06). A atividade, realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer através do projeto Navegar, contemplou as modalidades K1 (caiaque para uma pessoa) e Canói (embarcação com capacidade para duas pessoas). 

“O projeto Navegar é conhecido do público, ficou um tempo parado e agora foi retomado pela secretaria. Hoje contamos com uma estrutura muito boa, e pretendemos ampliar para dar oportunidade a outras crianças. Maricá é uma cidade perfeita para a prática do remo e da vela”, destacou o secretário Filipe Bittencourt. 

De acordo com o professor Jorge Moura, a iniciativa tem um cunho muito grande de integração social esportiva. “Nosso objetivo é integrar cada vez mais as crianças, os estudantes da rede pública de ensino. Com a travessia, queremos mostrar o nosso sistema lagunar para os alunos, trazendo conhecimento e destacando as belezas da nossa cidade. Esta é a primeira vez que realizamos com alunos, agora estamos indo do Boqueirão à Araçatiba, em setembro queremos ir para Jacaroá”, ressaltou Moura. 

Para a aluna Aisha Gabriela Gomes Lopes (15 anos), o esporte poderá se transformar em uma profissão em breve. “Estou aqui desde o início do projeto, este ano tive a oportunidade de passar para uma turma de alto rendimento e para a turma de competição. No ano que vem vamos competir. Aqui as pessoas são super amigas, os professores são muito bons e nos abrem portas para conhecer muitas coisas”, contou. 

Acompanhado pela mãe Erica Passos (43 anos), o aluno Eduardo Passos (14 anos) falou sobre a sua motivação para a prática. “Estou praticando remo há cerca de um ano e meio, o esporte me ajuda muito. Eu me emociono para falar, porque há um tempo atrás eu tive leucemia, comecei a atividade física por recomendação médica, para ajudar no tratamento”, lembrou. 

“Ele teve leucemia entre seis e sete anos, depois que terminou o tratamento, surgiu toda uma fragilidade muscular, óssea e cardiorrespiratória. A médica nos indicou a prática esportiva sem impacto, estávamos pensando no que fazer, quando apareceu a natação no Flamengo e o navegar aqui no Boqueirão. Estas iniciativas nos ajudam muito, hoje ele está quase recebendo alta do cardiologista”, finalizou Erica.  

Para participar do Navegar, os interessados podem se inscrever diretamente na Avenida Ivan Mundim, que fica no bairro Boqueirão, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Os documentos necessários são foto 3×4, comprovante de residência, atestado médico recente, comprovante escolar e RG (da criança e do responsável). 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here