Construção de rede de drenagem nas Pedreiras - Foto: Michel Monteiro

A Prefeitura iniciou a implantação de uma rede de drenagem na região entre o Centro e o bairro Pedreiras. O trabalho é executado nas ruas Capitão Guilherme Cunha e Rodrigo Alves do Amparo Rangel, que vinha sofrendo com constantes enchentes em razão de uma obstrução em galerias antigas. Manilhas de 600 centímetros irão compor a rede com cerca de 250 metros de extensão.

As novas galerias se estendem até a parte central da Rua Rodrigo Alves do Amparo Rangel, onde já existe outra rede instalada recentemente. Esta vai se ligar com a que foi montada na Rua Capitão Guilherme Cunha que, em gravidade, levará as águas pluviais até a rede maior, em direção ao rio Mumbuca. A providência promete acabar de vez com o acúmulo de água na localidade com a desativação da antiga rede sob as residências.

Quem vive ou circula pela região vê nesta obra a solução definitiva para as cheias, que já causaram muito prejuízo. “Fiz uma reforma na minha casa e já vou ter de refazer por causa das chuvas de março e abril. Estamos vendo a prefeitura fazer o possível e cremos que esta será a solução que tanto queremos, é a nossa esperança”, disse a professora aposentada Magali Monteiro, de 63 anos, que mora há 35 anos na Rodrigo Alves do Amparo Rangel.

Na esquina desta com a Capitão Guilherme Cunha, fica o bar onde trabalha Jorge Luiz Nascimento de Oliveira, de 66 anos, que conta que os alagamentos reduzem sua freguesia. “Com a rua cheia não tem como chegar, mas para quem mora aqui é ainda pior. Essa obra vai melhorar tudo, dá para ver que o pessoal está fazendo bonito”, observa o comerciante, que mora em Neves (em São Gonçalo) e tem o estabelecimento há 19 anos.