Gincana Nacional de Pintura em Maricá - Foto: Katito Carvalho

Cerca de 40 artistas, do município e visitantes, movimentaram Maricá no último sábado (22/06), durante a XXXI Gincana Nacional de Pintura, realizada pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura.  

Durante esta edição da competição, onde os pintores puderam desenvolver suas técnicas em diferentes pontos da cidade (como Araçatiba, Divinéia, Barra de Maricá, Jacaroá e Centro), as obras participantes foram avaliadas pelos critérios de criatividade, originalidade, composição e forma. 

“Foram levados em consideração os elementos inusitados ou surpreendentes na composição, o estilo do autor e a sua assinatura. Nosso objetivo é a valorização do artista, queremos contribuir para a autoestima deles”, destacou coordenadora de Artes da Secretaria de Cultura, Tatiana Andrade Castelo Branco. 

A tela vencedora da gincana foi uma aquarela, de Afonso Fernandes (55 anos). O artista plástico de Nova Iguaçu falou sobre o evento. “Já havia participado da gincana há muitos anos atrás, e agora voltei. Este tipo de atividade é muito legal, porque dá incentivo para que o público se interesse pela arte. Normalmente vemos muito incentivo para os esportes, é preciso também incentivar a cultura, a pintura ao vivo, promover este encontro de pintores, onde a gente troca ideias e sai um pouco do ateliê”, ressaltou Afonso.  

Durante a cerimônia de premiação, realizada no Cineteatro Henfil, também foram aplaudidos Adriano da Silva (2° lugar) e Thiago de Almeida Castro (3° lugar). “Conheço esta gincana desde criança. É uma tradição na cidade. Ver os artistas espelhados pelo município, pintando suas belezas, foi maravilhoso”, finalizou a secretária de Cultura Andrea Cunha. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here