CRAS Itinerante na praça do Camburi - Foto: Divulgação

O CRAS Itinerante, equipamento da Secretaria de Assistência Social de Maricá, promoveu, no sábado (15/06), uma grande ação social. O evento aconteceu na Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, no bairro de Itaocaia Valey, em Itaipuaçu.

Os moradores, além de terem recebido orientações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, puderam aproveitar a oferta de design de sobrancelhas pelas alunas e professora dos CRAS do município. A equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca distribuiu 100 mudas frutíferas e representantes da ENEL orientaram como economizar na conta de luz e trocaram  lâmpadas incandescentes para as lâmpadas dos tipo fluorescente para cada pessoa.

A equipe do CRAS Itaipuaçu orientou os convidados sobre as atividades  e inscrições para oficinas geradoras de renda. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Equoterapia, o Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e o projeto Casamento Comunitário informaram sobre os serviços oferecidos nas unidades. Os moradores também tiveram acesso às orientações das equipes do Cadastro Único (com maior procura pelo programa Bolsa Família) e do Acolhimento Social.

A diarista Fabiane Silva, de 31 anos, soube da ação pelo bilhete da escola da filha Camilly e aproveitou a oportunidade para se inscrever no programa Bolsa Família. Elisiane de Souza, 28, foi correndo atualizar seu cadastro único, visto que não tinha tempo para comparecer ao CRAS. Alessandra Malafaia, de 48 anos, resolveu fazer o cadastro no novo Posto de Saúde de Inoã I que irá inaugurar mês de julho. “Estas ações abraçam os moradores da comunidade que estão distantes do centro”, relatou Alessandra.

“Queria saber do benefício do Cartão Mumbuca. A funcionária do CRAS me encaminhou para a unidade para que eu possa fazer o Cadastro Único e que só assim poderiam pesquisar pelo meu perfil, quais os meus direitos, contou o pedreiro Roberto Araújo, de 52 anos.

A Secretaria de Saúde compareceu com os programas do Homem, Hiperdia e Saúde Bucal, além das equipes dos Postos de Saúde da Família de Inoã I e II.