Um ano do projeto Bike Night - Foto: Katito Carvalho

Completando um ano, o projeto Bike Night, da Secretaria de Esporte e Lazer celebrou, nesta terça-feira (18/06), o sucesso entre os praticantes do esporte na cidade. Com a edição especial de Dia dos Namorados, cerca de 300 pessoas pedalaram pelas ruas da cidade, no tradicional percurso que saiu da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e foi até a Orla da Lagoa de Araçatiba, retornando para a praça.

E uma família ganhou destaque no passeio. Como o Bike Night é democrático e recebe todos que desejem praticar o esporte, a família de Luiz Eduardo Fernandes, jovem de 18 anos e que tem paralisia cerebral, compareceu em peso.

Pela primeira vez no evento, o jovem de São José do Imbassaí estava na praça com o padrasto Isaías Vargas, de 43 anos, que pedalou a bicicleta adaptada, a mãe Maria da Conceição, de 42 anos, e a irmã Luiza Fernandes, de 11 anos.

O padrasto de Luiz contou que o sonho dele sempre foi andar de bicicleta e por obra do destino surgiu a ideia de fazer uma bicicleta que permitisse os passeios com o rapaz.

“Nós tínhamos quatro cadeiras de rodas antigas e conseguimos doar apenas três. Numa ida a Alcântara, em São Gonçalo, vi um rapaz com um carrinho que tinha uma cesta adaptada na frente, bem grande. Ali mesmo negociei com ele e consegui levar a bicicleta pra casa. Assim que cheguei coloquei a mão na massa e adaptei a cadeira que ainda não tínhamos doado. Foi uma alegria no dia que ficou pronta e saímos para passear. O Luiz não se aguentava de alegria”, contou o padrasto.

“Essa iniciativa da Prefeitura é excelente pois agrega muita gente e com certeza estaremos aqui sempre”, disse a mãe animada. Luiz, por sua vez, contou que estava muito animado com o passeio. “Eu estou muito feliz, vai ser muito bom”, finalizou.

Comemorando a data dos namorados, o recém-casal de namorados Norma Ferraz, de 49 anos, moradora do Marquês, e Roberto Gomes, de 57 anos, morador de Araçatiba, fizeram seu primeiro passeio ciclístico juntos. Está é a sexta edição que Roberto participa e trouxe a namorada para sua estreia no mundo das bicicletas.

“Fiquei animada com o convite e bem ansiosa por poder participar deste grande evento”, disse Norma. “Eu sempre participo quando tem e convidei a Norma para passear hoje comigo. Estaremos em todos os outros, certamente”, falou Roberto.

As amigas do Flamengo, Fabiana Vasconcelos e Sandra Reinaldo, estavam, também, pela primeira vez no Bike Night e contaram suas expectativas para o passeio.

“Eu vi pelas redes sociais pois muita gente comentou sobre o Bike Night, que já está no calendário esportivo da cidade e eu resolvi vir participar”, disse Fabiana, de 20 anos.

“Eu estou ansiosa, pois tenho medo de andar de bicicleta por aí e espero hoje perder meu medo e participar de muitos outros passeios que surgirem. É uma ótima iniciativa da Prefeitura”, relatou Sandra pouco antes da largada.