Alunos irão fazer a travessia do Boqueirão a Araçatiba no sábado, dia 22/06 - Foto: Marcos Fabricio

Os alunos do projeto Navegar da Secretaria de Esporte e Lazer participarão da primeira travessia entre as lagoas do Boqueirão e Araçatiba no próximo sábado (22/06). A concentração está marcada às 13h, na sede do projeto (em frente ao restaurante Garota de Maricá), com previsão de chegada às 16h.

Ao todo, 30 alunos com mais de nove anos de idade participarão da travessia que contempla as modalidades K1 (caiaque para uma pessoa) e Canói (embarcação com capacidade para duas pessoas).

O secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, destaca que o objetivo é mostrar a beleza do sistema lagunar do município e capacitar os alunos.

“Espero que a travessia ajude a incentivar a prática dessas modalidades. Aulas de caiaque, vela e canói têm custo alto. Aqui em Maricá, a Prefeitura oferece gratuitamente, por meio da Secretaria de Esporte. Além da oportunidade de contemplarmos a beleza da natureza local e formar atletas de alto rendimento”, explicou.

O projeto integra ainda parceria com o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e desde outubro de 2018 passou a ser inteiramente mantido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá, por meio do programa Esporte Presente.

O Navegar possui 30 embarcações (10 de cada modalidade: canói, caiaque e vela Optimist) e oferece os fundamentos de cada uma dessas como os movimentos corretos para a prática esportiva, o nome das peças que compõem a embarcação, o equipamento adequado para navegar, além de ensinar sobre os cuidados que se devem ter na água e principalmente com o meio ambiente. Ao todo, 146 alunos são atendidos, entre meninos e meninas de 9 a 17 anos.

Quem quiser participar do Navegar pode se inscrever na sede do projeto (Avenida Ivan Mundim – no bairro Boqueirão), de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, com os seguintes documentos: foto 3×4, comprovante de residência, atestado médico recente, comprovante escolar RG (da criança e do responsável).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here