Curso gratuito de Piscicultura em Maricá - Foto: Elsson Campos

O curso básico de Piscicultura oferecido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), teve sua aula final realizada nesta sexta-feira (14/06) na sede do órgão municipal, em Ubatiba.

Os 55 alunos ouviram explicações do último dos cinco módulos do curso, sobre o sistema de recirculação em aquaponia, seguida de uma demonstração prática de como funciona. Cada um dos participantes receberam certificados da instituição estadual e também terão prioridade no recebimento dos kits de aquaponia, que serão adquiridos pela secretaria.

Uma nova turma deste curso será aberta no segundo semestre deste ano. De acordo com o secretário Júlio Carolino, estes mesmos alunos vão passar por uma capacitação para aprender formas de comercializar sua produção.

“Essas pessoas estão agora capacitadas para utilizar e se tornarem multiplicadoras deste sistema, que nós já vínhamos mostrando nos nossos eventos. O próximo passo é indicar como capitalizar o que cada um produzir em casa”, explicou Júlio Carolino.

Um dos coordenadores da atividade, Gerard Sardo, lembrou que o curso oferecido de forma gratuita pela Prefeitura de Maricá, através da secretaria, custa cerca de R$ 2 mil apenas pela Fiperj.

“Foi o primeiro passo para despertar os empreendedores do setor. Há mudanças nas condições pesqueiras a caminho de Maricá com a chegada do porto de Jaconé, por exemplo, e precisamos criar alternativas”, apontou ele.

Responsável pela palestra final, Filipi Soares afirmou que a aquaponia dá mais autonomia ao produtor. “Não será mais preciso esperar por uma época específica para exercer a atividade pesqueira, além de aprender sobre o uso racional dos recursos hídricos”, explicou o extensionista da Fiperj.

Entre os alunos, o curso foi considerado muito enriquecedor. “Achei muito produtivo. Eu já tinha tentado entrar nesse negócio antes, mas não consegui por inexperiência. Agora, se não tiver na lagoa vamos no tanque”, ponderou o pescador Isaías Ferreira da Fonseca, de 46 anos, que é membro da Associação de Pescadores, Aquicultores e Amigos do Bairro da Amizade, onde mora.

Já o aposentado Jonas Moura dos Santos contou que já tem um tanque em casa e só precisava se especializar. “Entrei nisso por acaso, fui vendo e gostando. Agora tenho mais conhecimento”, contou o morador de São José de Imbassaí, de 64 anos.