Feirão de empregos foi um dos temas da visita - Foto: Clarildo Menezes

A equipe Subsecretaria Estadual de Emprego e Renda visitou as dependências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Maricá. O objetivo da inspeção, que foi acompanhada pelo secretário de Trabalho Frank Costa e de sua equipe, foi conhecer o espaço para implementar na cidade a “Casa do Trabalhador”. Durante o encontro foi discutida também uma data para a realização do feirão de empregos no município.

“O feirão é um evento importantíssimo na cidade. A ideia é captar as vagas em Maricá e nas nossas cidades vizinhas como Niterói e São Gonçalo, e assim, dar maior oportunidade de emprego para os nossos munícipes”, disse Frank Costa.

Já a “Casa do Trabalhador” é um programa oriundo do governo estadual e consiste em agendamento para a retirada de carteira de trabalho, encaminhamento do trabalhador para as oportunidades de emprego, seguro-desemprego e inclusão de pessoas com deficiência aos postos de trabalho.

“Nós precisamos conciliar a questão da geração de emprego com a qualificação. Porque muitas vezes temos a disponibilidade da vaga, mas a pessoa não está qualificada para ocupá-la”, declarou a subsecretária Estadual de Emprego e Renda, Ana Aist.

Para o coordenador do Sine Maricá, Lauro Grafanassi, a Casa do Trabalhador gerenciada no mesmo espaço onde funciona o Sine facilitaria no atendimento ao público.

“Estamos prevendo um futuro muito promissor para nós, pois a Casa do Trabalhador é um sonho. Se conseguirmos trazer esse programa para este espaço seria maravilhoso porque a pessoa resolveria várias questões aqui dentro em um só lugar”, avaliou.

Caso seja implementado, o programa se juntaria a outros projetos desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho, nos quais oferecem de forma gratuita à população cursos de capacitação profissional, como é o caso do Programa de Qualificação Profissional e o Projeto Hospedar, lançado na última quarta-feira (14/06) no Cinema Henfil.

“Nós vamos disponibilizar para os donos de pousadas, gerentes e funcionários seis cursos de qualificação profissional dentro da área hoteleira como comportamento hospitaleiro, jardinagem, a arte de falar em público, gestão de pousada, recepcionista em meios de hospedagem e camareira em meios de hospedagem”, afirmou. “Maricá tem um potencial enorme para o turismo e temos que aperfeiçoar cada vez mais os profissionais”, ressaltou Frank Costa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here