Foto: Clarildo Menezes

Um aulão especial de zumba foi realizado na Praça do Ferreira, em Itaipuaçu, na manhã desta quinta-feira (13/06) para comemorar a vitória de Maricá no Dia do Desafio, que é a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas.

Cerca de 50 alunos do projeto Maricá + Esporte, implementado pela Secretaria de Esporte e Lazer, dançaram e se soltaram na coreografia aeróbica de alto impacto do professor Eduardo Silva. Durante 50 minutos de atividades, os alunos se esbaldaram no ritmo da salsa, merengue, reggaeton  e cúmbia colombiana.

O coordenador do núcleo do projeto na Praça do Ferreira, Giovani Grisolia, ressaltou a importância do projeto para estimular o desenvolvimento mental.

“Considero que mais do que uma atividade física que traz benefícios para o corpo, a zumba permite a socialização, higiene mental e convívio social para todos, independente da idade”, declarou o coordenador.

Moradora do bairro, Mariliza Galvão da Silva, de 52 anos, participa do projeto há um ano. “A zumba nos permite conhecer pessoas evitando o isolamento e, em muitos casos, ajuda no tratamento da depressão. Melhor do que qualquer terapia”, frisou.

Giuliana de Paula, de 36 anos, moradora do Barroco, salientou também a importância do núcleo familiar formado pelos alunos. “Somos um grupo que se une para além da atividade física. Sempre realizamos entrega de cesta básica, brinquedos e roupas para ajudar a quem precisa, seja participante do projeto ou comunidades carentes”, explicou.

Margarethe Martins, de 61 anos, disse que já praticava zumba na academia antes de fazer parte do projeto, por achar necessário movimentar o corpo, mas que optou em fazer a atividade na praça por ser gratuito e ter mais entrosamento com os alunos.

“Esse projeto é maravilhoso. Além da zumba, também faço circuito. Isso aqui é a extensão da minha casa. Minha família”, conclui.

As aulas acontecem na Praça do Ferreira, às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h. Quem tiver interesse pode se inscrever com a equipe da secretaria na praça. É necessário apresentar: uma foto 3×4, identidade, comprovante de residência e atestado médico (em caso de enfermidades).

No Dia do Desafio, realizado no dia 29 de maio, Maricá mobilizou 27 mil participantes (18% da população) enquanto que a cidade paulista de Ourinhos 11.600 (10% da população). Com a participação de diversas cidades do mundo, a campanha, que conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), busca incentivar a prática esportiva e a qualidade de vida saudável, promovendo integração e cooperação.