1º Torneio Intercolegial de Games de Maricá - Foto: Michel Monteiro

Foi dada a largada para o 1º Torneio Intercolegial de Games de Maricá, o TI Games. A abertura oficial da competição com direito a jogos demonstrativos de futebol e dança foi realizada nesta quinta-feira, dia 13/06, na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro (Inoã).

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias falou sobre o papel da autarquia que representa. “A Codemar prepara o ambiente através de projetos, como a construção de um parque tecnológico onde vocês vão poder viver um pouco do que a tecnologia proporciona. Esse torneio intercolegial é a primeira ação para comunicar vocês, jovens, ao projeto do Parque. Se sintam participantes desse processo de transformação do modelo tecnológico de Maricá”, convidou.

“Esse trabalho é para que vocês possam sair daqui cidadãos formados, prontos para discutir não só o futuro de vocês, como também o da nossa cidade”, completou o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita.

O subsecretário de Desenvolvimento da Educação Básica, Rodrigo Moura explicou que a atual política educacional é diferenciada e parte do território.

“Nós entendemos que educação não acontece só dentro da sala de aula, num espaço trancado. Tanto que a prefeitura vem investindo no entorno das escolas, na construção de praças e lonas culturais. Nossos alunos estão invadindo esses espaços, aprendendo e interagindo com eles, porque a cultura faz parte do saber. Então realizar um torneio que envolve todas as escolas, seja particular, municipal ou estadual, representa o compromisso do município com uma educação integral de formação social, política e psicossocial”, justificou.

Os alunos do 8° ano, Rafael Barros (14 anos) e Fernanda Pereira (15 anos) ficaram satisfeitos com a novidade.

“Eu jogo bastante games nos intervalos das aulas e acredito que essa oportunidade é muito legal porque vai abrir o nosso conhecimento sobre os jogos”, disse a estudante. Rafael concordou: “Um torneio como esse é muito importante para aproximar os alunos, porque muitos de nós já joga normalmente. Isso também tira aquele padrão de só termos aula e mostra que as coisas estão mudando. Então, a gente aprende se divertindo”, opinou Fernanda.

O 1º Torneio Intercolegial de Games de Maricá é uma parceria da Secretaria de Educação com a Codemar.