Aula de zumba foi aberta ao público - Foto: Katito Carvalho

Para comemorar a vitória de Maricá no Dia do Desafio, onde ficou à frente da cidade paulista de Ourinhos com mais população envolvida na prática de atividades físicas, a aula de zumba desta terça-feira (11/06) na Arena Flamengo foi aberta ao público que não frequenta as sessões que acontecem todas as terças e quintas-feiras.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá, responsável pelo projeto Esporte Presente, cerca de 200 pessoas (na grande maioria mulheres) participaram da aula aberta sob o comando da professora Rafaella Nunes.

Entre os participantes, muita gente estava pela primeira vez numa aula de zumba, onde a dança vira um exercício aeróbico de alto impacto. Era o caso da estudante Bárbara Cristina Vieira, de 14 anos, que já é aluna de fit dance na quadra. “Essa aqui é mais solta do que a que eu faço, mas do mesmo jeito é bom para a mente e o corpo. Dançar é muito bom”, disse ela, moradora do Marquês.

Depois de um ano afastada, a orientadora educacional Bianca Brito participou como público externo desta aula, mas promete voltar. “Tive problemas de depressão e a dança me faz muita falta. Até parei com o psicólogo depois de começar aqui”, revelou a moradora do Flamengo, de 42 anos.

O exemplo da dona de casa Jaqueline Falcão Guimarães, de 48 anos, também mostra os benefícios das atividades do Esporte Presente. Além da zumba, a moradora de Pindobal é aluna de fit dance, circuito funcional, ginástica e hidroginástica, o que a faz estar todos os dias na Arena Flamengo há cerca de um ano. Segundo ela, os exercícios ajudaram a superar a solidão e a consequente depressão.

“Eu e meu marido nos mudamos para cá há uns dois anos, mas ele sai para o trabalho e fico sozinha. Isso me deixou muito mal e, um dia, comecei a andar pela cidade com o ônibus vermelhinho e descobri este espaço. Quando comecei, tudo melhorou na minha vida e sempre me sinto muito melhor estando aqui. Quero ver se consigo fazer ainda mais”, projetou Jaqueline.

Para Rafaella Nunes, aulas abertas como esta ajudam a criar público para novas turmas. “O bacana é ver gente que não conhece a zumba e sente como é o clima, aí se inscreve e vem participar”, ressaltou a professora, reforçando que quem quiser participar pode levar documentos (RG, CPF, comprovante de residência), foto e atestado médico no horário das aulas, sempre às terças e quintas às 18h.

No final da aula, o coordenador da Secretaria de Esporte, Carlos Vagner Frauches, fez questão de dar parabéns aos alunos pela vitória da cidade no Dia do Desafio. “Foi por causa da participação de vocês que conseguimos esta conquista. Hoje somos uma cidade onde a prática esportiva efetiva é uma necessidade e também uma vocação, e nós demonstramos isso. Parabéns a todos”, disse ele.

Com a participação de mais de 27 mil pessoas, o que equivale a 18% da população da cidade, Maricá venceu a disputa pelo Dia do Desafio realizada em 29 de maio, e se consagrou como cidade do esporte. O município de Ourinhos só conseguiu o envolvimento de 11.600 participantes (cerca de 10% de sua população) ficando, assim, com a segunda colocação. A gincana, que busca incentivar a prática esportiva e a qualidade de vida saudável, teve ainda a participação de cidades do mundo inteiro e o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc).