Apresentação do torneio de Games no Palladon - Foto: Michel Monteiro

Encontro realizado na tarde desta terça-feira (11/06), definiu a dinâmica e a implantação do cluster do 1º Torneio Intercolegial de Games de Maricá, o TI Games. A abertura oficial da competição já tem data e será no dia 13 de junho, às 14h, na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, em Inoã, quando professores e alunos irão participar de jogos. As disputas terão quatro horas de duração. Haverá ainda a entrega de certificados aos participantes de oficinas de gameficação realizadas nos meses de março e abril.

O 1º TI Games é uma parceria da Secretaria de Educação e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Representante da For Games, Victor Prado explicou como serão as etapas. “Até dezembro, serão oferecidas mais de 500 atividades no segundo segmento (alunos com idades entre 11 e 16 anos), sendo cerca de oito atividades por unidade, entre escolas municipais, estaduais e privadas”, explicou, ressaltando que campeonatos internos podem ser realizados até setembro em ambos os segmentos. “A partir de setembro é que o intercolegial vai envolver apenas os alunos do segundo segmento”, contou.

Durante as etapas, também acontecem alguns desafios. Entre eles estão uma etapa entre pais e professores e uma etapa entre youtubers e alunos, buscando aproximá-los.

“Não haverá prêmios monetários para os alunos, mas a escola campeã, ganhará uma game room (sala de Games)”, concluiu Victor Prado.

Segundo o superintendente da Codemar, Tiago de Paula, este é o primeiro investimento em educação do Parque Tecnológico.

“O processo de inovação na indústria de games deve-se muito a formação de uma Comunidade Gamer, muitos de seus talentos nascem nestas comunidades, há uma profunda relação entre usuários (gamers) e os profissionais desenvolvedores e game design (e muitas outras profissões desta indústria)”, afirma.

Ainda de acordo com Tiago de Paula, o Torneio intercolegial tem exatamente esse objetivo de “criar essa comunidade Gamer organicamente no município além de introduzir instrumentos de identificação e desenvolvimento de talentos”.

Desde 2014, a empresa For Games que foi contratada pela Codemar, utiliza games como ferramenta de aprendizado e sociabilização, derrubando barreiras, quebrando preconceitos e unindo pessoas. De lá pra cá, diversos eventos de game já foram elaborados em parceria com empresas, entidades e instituições de ensino.