Foguetes são feitos de garrafas pet, canos e impulsionados por bombas de ar - Foto: Clarildo Menezes

Diversos tipos de foguetes feitos basicamente por garrafas pet, canos e impulsionados por bombas de ar comprimido foram lançados nesta terça-feira (11/06) pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede pública e privada no 1º Campeonato Municipal de Foguetes.

Organizada pela Secretaria de Educação, a competição aconteceu no camping da Fazenda Maricá, localizado na Estrada Cova da Onça, no Retiro, e contou também com a participação do grupo de escoteiros.

Cada escola levou três alunos para defender seus projetos, acompanhados dos seus professores e orientadores. O grupo que lançasse o foguete mais alto e com a maior distância levaria o troféu. Uma das equipes chegou a lançar o objeto por quase 90 metros de distância.

“Esse primeiro campeonato vem para fortalecer o trabalho que estamos desenvolvendo com a parte científica. Temos que começar a despertar nos alunos o prazer em estudar ciências porque o foguete envolve não só ciências, mas também a matemática, a linguagem e cria expectativas na vida deles [alunos]”, disse a secretária de Educação, Adriana Luiza.

De acordo com a gerente do Ensino Fundamental II e organizadora do evento, Adriana Salomão, a ideia surgiu a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia, que aconteceu no mês passado em todas as escolas do país. Segundo ela, ano que vem haverá o próximo campeonato com a participação dos alunos do 5º ano (com idades a partir dos 10 anos).

“O que vale é a integração entre eles, sua importância enquanto ser humano e cientistas, além de estarem fazendo seus experimentos. Isso é muito mais do que premiação, é integração e alegria”, afirmou.

Professora de biologia da rede municipal, Júlia Ferreira de Freitas, contou que os erros cometidos durante o treinamento para o evento não foram motivos para desanimar a equipe. “Teve dia da base estourar e de os lançamentos serem mínimos até que conseguimos chegar a uma distância considerável. Eles estão muito envolvidos e contentes. Eu acho que educação é isso”, ressaltou.

Aluno do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro, Carlos Eduardo Oliveira de Assis, de 14 anos, levou para a competição seu foguete Back, que na fase de testes chegou a alcançar 84 metros de distância.

“É mais uma experiência na vida e o meu maior sonho é ser um cientista. Então isso já é um pequeno passo para o início de minha carreira”, frisou.