Comemoração pelo Dia do Meio Ambiente - Foto: Katito Carvalho

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos do 4º e 5º ano da E.M. Alcebíades Afonso Viana Filho participaram na tarde desta quarta-feira (05/06) de uma oficina sobre reciclagem, que faz parte do projeto Educando nas Escolas, realizada pela equipe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Secretaria Segurança, Ordem Pública e Trânsito.

Dicas sobre coleta seletiva, a importância dos três R´s (reduzir, reutilizar e reciclar) e a diferenciação entre lixo orgânico e inorgânico foram alguns dos assuntos abordados na palestra da inspetora do GDA, Vanuza Pegado.

“Em média, uma família de quatro pessoas produz quatro quilos de lixo por dia. É fundamental que conscientizemos nossos alunos sobre o que pode ser feito para contribuir para um meio ambientalmente correto”, declarou.

A inspetora falou ainda sobre o tempo de decomposição dos objetos. “É importante que vocês tenham o conhecimento de que uma garrafa plástica leva 400 anos para se decompor, um pneu leva 600 anos e o vidro quatro mil anos”, acrescentou.

Atuando na fiscalização de crime ambientes, a equipe do GDA, composta por sete integrantes, realizou essa oficina durante a Semana do Meio Ambiente na escola São Bento da Lagoa, E. M. Romilda Nunes Linda e na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel.

Aiezer Lucas da Costa, de 10 anos, participou das atividades e disse que faz brinquedos de material reciclado como robô e carrinho de papelão. “Eu adoro criar meus próprios brinquedos e saber que não estou estragando a natureza. Temos que nos preocupar com a natureza e economizar água, luz e não jogar lixo na rua”, destacou.

Clara Farias, de 10 anos, disse que a palestra permitiu entender mais sobre reciclagem. “Não sabia o que era lixo inorgânico e foi bem legal saber mais sobre quanto tempo cada produto leva para se decompor”, salientou a aluna que sonha ser veterinária.

“Eles aprendem aqui e se tornam multiplicadores em suas casas e nas comunidades onde vivem. E essa consciência ambiental é fundamental para a vida deles e para um planeta mais sadio”, concluiu a diretora geral da unidade, Gérica Pereira de Mattos, que atende 80 alunos em tempo integral da Educação Infantil ao 5º ano. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here