Abertura do Prêmio Novos Pesquisadores - Foto: Clarildo Menezes

Na manhã desta quarta-feira (05/06) a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações realizou a abertura da 3ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores, no Cinema Henfil.

Com público de alunos do Ensino Fundamental, Médio e do Sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos), o projeto, que tem inscrições até 19/06, é para alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental e do terceiro ano do Ensino Médio. Ao término do concurso, os três melhores projetos ganham um notebook (alunos e orientadores).

Participaram da mesa de abertura o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações Sérgio Mesquita; o presidente da Comissão Organizadora e idealizador do projeto, Marcos de Dios; a diretora da E.M Darcy Ribeiro, em Inoã, Cátia Cruz; a presidente da União Maricaense dos Estudantes (UMES), Iesa Aguiar; o diretor do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Maricá, Emerson Bittencourt e a secretária de Educação Adriana da Costa.

“Este ano iremos publicar os livros com 20 trabalhos dos anos de 2017 e 2018 e poderemos divulgar ainda mais a cidade de Maricá. O Prêmio Novos Pesquisadores é um projeto de resistência. Precisamos mostrar que a Educação e a Ciência ainda são protagonistas aqui em nossa cidade”, disse Sérgio Mesquita.

“Como diretora pelo segundo ano na E.M Darcy Ribeiro, estou muito feliz em participar deste projeto com meus alunos. Eles já participam desde 2017 e já tivemos alguns alunos premiados e isso mostra como o nosso trabalho é de resistência e de luta. O papel da escola, da educação e da sociedade como um todo é ter os alunos interessados por este mundo da pesquisa e o apoio que eles encontram com profissionais capacitados para guiá-los”, relatou a diretora Cátia Cruz.

“Nós precisamos mostrar a resistência, pois eles estão mexendo no nosso futuro. Quantos jovens não terão a oportunidade de estudar, se especializar e ter uma vida melhor? Precisamos pensar nisso e correr atrás dos direitos que estão sendo retirados de nós”, pediu Iesa Aguiar.

“Já tivemos um aluno que, quando entrou na faculdade de arquitetura, já tinha sua pesquisa conhecida entre os professores. Participar do projeto possibilitou que ele abrisse suas portas para a vida acadêmica que muitos alunos ainda não conseguiram mesmo após anos estudando numa instituição de ensino superior. É isso que esperamos que aconteça cada vez mais e que todos tenham a ideia de pertencimento deste projeto”, falou o diretor do IFF, Emerson Bittencourt.

“Nós nos sentimos honrados em ver como nosso trabalho está dando bons frutos. Precisamos colocar estes alunos em evidência, despertando o interesse pela pesquisa acadêmica e dar condições para que garantam seu futuro e acredito que isso está sendo feito da melhor maneira”, disse a secretária Adriana da Costa. “O Passaporte Universitário vai contar, também, com o curso de medicina. Os interessados podem procurar a comissão do Projeto e tirar suas dúvidas”, finalizou.

As inscrições para o Prêmio Novos Pesquisadores vão até 19/06 e deverão ser feitas presencialmente na sede da pasta, localizada na Rua Eugenia Modesto da Silva, nº 276, no bairro Parque Eldorado. A lista com as inscrições deferidas e indeferidas será divulgada em 25/06 no site da Prefeitura e no Jornal Oficial de Maricá (JOM).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here