Espraiado de Portas Abertas - Foto: Katito Carvalho

A Fazenda Ibiaci foi a grande novidade do Espraiado de Portas Abertas no último domingo (02/06), integrando pela primeira vez o circuito cultural e gastronômico da região.

A construção, que fica na parte Inicial do bairro e foi adquirida pela Prefeitura de Maricá no ano passado, disponibilizou suas dependências para visitação e ofereceu uma oficina de horta de coco e exposições de arte – com 14 quadros do pintor Kléber Figueira e de produtos esotéricos, além de lanches e opções de almoço para os visitantes.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (pasta que administra o espaço), Júlio Carolino, afirmou que a fazenda passa a integrar o evento de forma permanente nas próximas edições.

“Sempre quisemos participar deste circuito e abrir a fazenda para a visitação do público, era um desejo antigo nosso. Nossa ideia é que aqui seja um local de abertura do evento, com um grande café da manhã para, em seguida, os visitantes almoçarem nos outros sítios da região à sua escolha. Além disso, queremos montar um restaurante-escola para mostrar ao visitante toda a cadeia produtiva dos alimentos”, adiantou Júlio.

Para quem visitou a fazenda, o sucesso está garantido nas próximas edições. “Aqui tem uma arquitetura belíssima e toda uma história. No geral, o evento é uma grande oportunidade de contemplar a natureza de Maricá”, avaliou o professor Francisco Preto, de 53 anos, morador de Itaipuaçu.

O coordenador da ONG Rede de Reservas Legais e Nascentes de São José de Imbassaí, Dácio Vivas, falou de como é importante a abertura de um local como a Fazenda Ibiaci. “A Prefeitura está de parabéns pela aquisição deste espaço, que é um local primordial para qualquer atividade ligada à sustentabilidade”, afirmou.

No restante do circuito, o prato servido nos bares e restaurantes foi a feijoada. Mesmo com o mau tempo, o evento recebeu um bom público em toda a região, que visitou locais como o EcoMuseu Bertha Lutz, que fica na sede da Unidade de Conservação do Espraiado.

A banda da seita Universo em Desencanto, ligada à Cultura Racional, desfilou por um trecho do bairro. Um dos donos de restaurantes da área agradeceu ao apoio da Prefeitura ao evento. “As políticas públicas do turismo têm ajudado bastante nesses últimos dez anos, em que o Espraiado de Portas Abertas cresceu bastante. As próximas edições também prometem”, disse Alessandro Souza, um dos proprietários dos estabelecimentos.

A próxima edição está marcada para o dia 4 de agosto, tendo o guando como prato. O Espraiado de Porta Abertas acontece ainda nos dias 6 de outubro (com um festival de aipim) e 8 de dezembro (com pernil à moda da roça).