Seminário de Enfermagem no Cinema Henfil - Foto: Elsson Campos

Dando continuidade à 10ª Semana de Enfermagem, o Cinema Henfil recebeu nesta sexta-feira (31/05) os profissionais e representantes da categoria para um novo encontro.

No início da manhã, aconteceu a mesa redonda com o tema “Saberes e Práticas de Enfermagem na Perspectiva do Cuidado Humano Integral – Para onde estamos caminhando?”. A apresentação foi feita por Vanessa Bastos, 1º tenente enfermeira do Hospital Naval Marcílio Dias e doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ) e por Catia Guimarães Coelho, enfermeira do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e mestranda Escola de Enfermagem Anna Nery.

Logo após, aconteceu a conferência com o tema “A fiscalização e os aspectos éticos e legais para a prática de uma Segura na Enfermagem”, com a enfermeira-mestre Jackeline Franco Couto, fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e doutoranda em enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

A conferência “Atuação da Enfermeira Estomaterapeuta na assistência integral às Pessoas portadoras de Feridas e Ostomias – Refletindo sobre possibilidades e limites na Atenção Básica e Hospitalar” foi realizada pela professora-doutora Déborah Machado dos Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FACENF/UERJ).

Atuando na comissão científica do evento, o enfermeiro do PSF do Barroco, Luís Phelippe Vellinho, falou sobre o trabalho desenvolvido durante as pesquisas.

“Nós recebemos 25 inscrições e selecionamos 12 trabalhos para a apresentação oral. Desses selecionados, montamos uma comissão que definirá os seis trabalhos para serem apresentados no Congresso Brasileiro de Enfermagem, dos dias 11 a 14 de novembro. Eles estão empenhados a cerca de 2 anos nas pesquisas e notamos que poderemos representar bem Maricá no Congresso Nacional”, disse.

Participando do evento também estavam os representantes do Movimento dos Ativistas de Enfermagem Brasileira (MAE), núcleo Maricá, que é um movimento nacional nascido há dois anos e que já conta com cerca de 200 mil enfermeiros, técnicos de enfermagem e representantes da categoria. O MAE chega a Maricá por ser uma cidade que tem um grande número de profissionais da enfermagem em rede pública.

“O MAE surgiu como uma liderança ativista, para dar suporte a essa classe que, atualmente, é a segunda maior classe trabalhista no Brasil e, infelizmente, é a mais desunida. Queremos dar o suporte para que ocorra essa união”, disse Cristiane Dutra, coordenadora do MAE Maricá.

“Aqui vi uma pessoa falando uma coisa que hoje em dia não nos atentamos. Precisamos nos cuidar, para que possamos cuidar dos outros e isso é verdade, pois só assim conseguimos uma saúde de qualidade e com profissionais felizes”, avaliou a primeira-dama Rosana Horta, que acompanhou o encontro.

Os participantes tiveram, também, uma tarde de minicursos na sede da Universidade Severino Sombra, no Centro (Faculdade de Maricá), das 14h às 18h.

O minicurso de “Aprimoramento em Cateterismo Vesical de Demora e de Alívio“ foi ministrado pela enfermeira Renata Santos; o minicurso “Suporte Básico de Vida (BLS)” foi ministrado pelo professor Claudemir Quirino e o minicurso de “Aprimoramento em Venóclise Periférica” por Vitor Hugo Vieira.

Uma nova data será escolhida para seleção e premiação dos trabalhos, que tiveram como tema, por exemplo, a Saúde da Familia e a saúde como um geral, como abordagens em Neonatal, em Central de Regulação, em eficácia do pré-natal e em Práticas Integrativas e Complementares (PICs).