Semana de Enfermagem - Foto: Luis Fernando da Silva

A Secretaria de Saúde deu início nesta quinta-feira (30/05) a 10ª Semana da Enfermagem. A cerimônia aconteceu no Cinema Henfil, no Centro, e reuniu diversos profissionais e representantes da categoria. O evento foi organizado em maio, mês em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no dia 12 de maio, e do Dia do Técnico em Enfermagem, lembrado no dia 20.

O papel do enfermeiro Neonatal na Atenção Integral à Saúde da Criança na Estratégia da Saúde da Família (ESF), informações sobre a importância do teste do pezinho, da amamentação, o desenvolvimento, a vigilância, a prevenção do óbito infantil, além das conquistas da categoria, foram alguns dos assuntos abordados no evento.

Durante o encontro, 12 dos 37 trabalhos elaborados pelas equipes da Atenção Básica e da Urgência e Emergência foram apresentados. Os projetos foram escolhidos por uma banca de professores universitários da Faculdade Maricá, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Desse total, os seis melhores trabalhos serão premiados e seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no Congresso Brasileiro de Enfermagem que ocorrerá no mês de novembro, em Manaus.

“Isso mostra para Maricá e para outros locais que temos capacidade, principalmente na parte acadêmica”, disse a secretária de Saúde, Simone Costa.

Ela acrescentou que a pasta busca oferecer na cidade os cursos de pós-graduação de Enfermagem e áreas afins como Assistente Social e Psicologia.

“Aqui nós temos uma dificuldade grande porque as pessoas têm que se deslocar para outro município para estudar. Quando vier o concurso, esses profissionais vão estar capacitados para competir de igual para igual”, finalizou.

No auditório assistindo à palestra da Semana da Enfermagem estava Sabrina Pires, de 38 anos, coordenadora do Posto de Saúde de Ponta Negra.

Ela é autora do projeto sobre práticas integrativas e complementares aliadas aos grupos de combate ao tabagismo do município e está entre as 12 selecionadas para defender o seu trabalho.

“Para mim, é muito importante participar desse encontro, pois é a primeira vez que na Semana da Enfermagem promovem um evento como esse, fazendo com que possamos apresentar esses trabalhos e, sobretudo, concorrendo a essa premiação”, destacou. “O sentimento é de reconhecimento e gratidão porque trabalhamos com carinho e dedicação”, finalizou Sabrina, acompanhada de outras duas colegas de profissão, que também tiveram seus trabalhos selecionados pela banca científica.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here