Encontro de capacitação da carteira do idoso - Foto: Marcos Fabricio

Pioneira no estado com a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, a Secretaria de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (29/05), o segundo encontro presencial da Qualificação da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), que tem como tema a Identificação da Pessoa Idosa Vulnerável.

O objetivo do encontro, realizado em parceria com a Associação Beneficente Síria, do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, na casa de festas Palladon, foi o de capacitar médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas para atenderem, na Atenção Básica, os idosos de Maricá. 

O evento, que reuniu mais de 100 profissionais, teve o terceiro módulo da capacitação. Durante todo o dia os profissionais puderam conhecer os conceitos de capacidade funcional e fragilidade; as síndromes geriátricas; como entender os pressupostos do Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável (VES-13); como utilizar o VES-13 e como conhecer distintas estratégias de educação permanente. 

O próximo será a continuação do módulo online e o último será presencial, em julho, com a formatura dos participantes. 

“No primeiro encontro explicamos como ela pode ajudar os profissionais envolvidos nos cuidados com a pessoa idosa. Maricá hoje é uma cidade que tem 26 idosos centenários e precisamos ter uma atenção maior a este público que cresce a cada dia, pois aqui é um município onde muitos encontram o conforto para a aposentadoria e uma maior qualidade de vida”, disse a secretária de Saúde e médica geriatra, Simone Costa. 

“Somos o único município do sudeste que tem essa capacitação e os nossos profissionais serão, também, os multiplicadores do conhecimento, dando a oportunidade de muitos outros municípios trabalharem melhor com a Atenção Básica sobre a saúde da pessoa idosa”, complementou.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, projeto no qual Maricá será a multiplicadora no estado, será um instrumento de identificação dos idosos atendidos, no mesmo modelo da caderneta infantil, com informações relevantes sobre a saúde do paciente e a recomendação de que seja portada pelo idoso para que possa ser consultada durante os atendimentos médicos e em caso de alguma eventualidade.

A capacitação começou em Maricá e depois foi levada para o Norte e o Nordeste. “No Maranhão treinamos 400 profissionais da equipe de Saúde da Família durante uma semana, envolvendo os mais de 200 municípios. Em breve levaremos para o Ceará. Daqui podem sair excelentes multiplicadores para o restante do estado”, disse Enilda Lara, coordenadora do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde, do HCor,

A capacitação conta, ainda, com dois módulos onlines e permanentes, com materiais que irão facilitar o conhecimento sobre a caderneta e com informações úteis para quem trabalha com essa população. 

“Muitas vezes acham que precisam procurar atendimento médico somente por conta de doença, mas o atendimento da Atenção Básica vai além de tratar doenças e sim, de preveni-las. Com as equipes coesas, conseguimos identificar as características de cada paciente, como uma depressão e, juntos, cuidar dele da melhor forma”, disse Alessandra Guedes, gerente do programa.

Além do atendimento em Saúde, é percebido no município um movimento que agrega os chamados superidosos (pessoas com mais de 80 anos). 

“Hoje já podemos ver a preocupação de setores com a população idosa. Há agências bancárias no Centro, por exemplo, que distribuem senhas para atendimento preferencial a quem tem mais de 80 anos. A população no mundo inteiro é considerada idosa a partir dos 65 anos e no Brasil aos 60. Olhar para esta população idosa crescente no município se tornou a nossa grande preocupação”, concluiu a secretária de Saúde, Simone Costa e Silva.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here