Foram inscritos 22 gatos, entre machos e fêmeas - Foto: Marcos Fabricio

A Coordenadoria de Proteção Animal, vinculada à Secretaria de Saúde de Maricá, recebeu nesta quarta-feira (29/05) inscrições para castração de gatos, que é parte do convênio firmado neste mês entre a Prefeitura e a Veterinária Maricá, no Centro.

No total, são 80 vagas disponíveis para o procedimento e todos os inscritos receberam senhas para a triagem de avaliação clínica dos felinos, das quais 20% são para animais de rua através de seus protetores cadastrados. No primeiro dia foram inscritos 22 gatos, entre machos e fêmeas. A ação continua nos próximos dias até que o número de vagas seja esgotado.

A primeira atendida foi a dona de casa Mônica Canela Veiga, de 54 anos, moradora do Manu Manuela. Ela foi buscar castração para um de seus 11 gatos, mas ela também foi cadastrada como protetora uma vez que é dona ainda de três cadelas.

“Virei muitas vezes aqui. Antes eu morava em São Gonçalo e lá não tinha esse serviço, uma iniciativa maravilhosa”, exaltou ela.

Além dela, o casal formado pelo barman Aldo Júnior, de 43 anos, e a auxiliar Carolina Gomez, de 35, também se cadastrou como protetores por terem seis gatos, além de um cão.

“Já tínhamos castrado outra no particular e acho muito bom ter essa disponibilidade. Muita gente precisa e não tem dinheiro mesmo para castrar”, defendeu Aldo, endossado pela esposa. “O ciclo de reprodução das gatas é acelerado, elas emprenham rápido e isso ajuda a segurar”, avaliou Carolina.

Já a dona de casa Estela da Silva Braga, de 56 anos, buscou o procedimento para uma gata que foi deixada na sua porta há cerca de quinze dias. “É bom que todos tragam para castrar, isso faz diminuir a população”, opinou ela, que também tem quatro cães.

A coordenadora Milena Costa disse ainda que a castração ajuda até a prevenir zoonoses. “Algumas dessas doenças se propagam na hora em que os machos brigam pelas fêmeas. Uma vez castrados, essas brigas diminuem e a proliferação também”, avaliou ela.

O convênio entre o governo municipal e a iniciativa privada para realização dos procedimentos foi assinado no último dia 17 de maio. Com o acordo, a Veterinária Maricá, que fica no Centro, vai realizar 200 cirurgias mensalmente, sendo 50 por semana, das quais 20% serão direcionadas a cães e gatos de rua através de protetores.

Quem quiser se cadastrar terá de apresentar RG, CPF, comprovante de residência do município e uma declaração de baixa renda, que poderá ser indicada pelos cartões Mumbuca ou Bolsa Família e também pelo Número de Inscrição Social (NIS).