A Secretaria de Educação de Maricá realizou na noite desta terça-feira (28/5) o 2º Círculo de Diálogos Paulo Freire, com o tema geral: “Educação como Prática da Liberdade: diálogos sobre expressões, vivências e práticas no cotidiano escolar, atravessadas por questões étnico-raciais”.

O encontro foi realizado, por meio do Núcleo de Formação dos Profissionais da Educação, no Ceim Profª Ondina de Oliveira Coelho e foi direcionado para educadores e pessoas interessadas em dialogar sobre educação, sociedade e vida em geral.

De acordo com a gerente do Núcleo de Formação dos Profissionais da Educação, Natália Coutinho, a proposta dos “Círculos de diálogos” surge da necessidade da Educação em se fazer democrática, aberta, sensível aos acontecimentos e em movimento.

“Paulo Freire é considerado um dos pensadores da pedagogia mais relevantes no mundo. Pela importância das suas contribuições recebeu 41 títulos de doutor honorário em diversas universidades do mundo, inclusive Harvard e Oxford, além de prêmios importantes”, destacou a gerente.

O evento contou com a participação da professora doutoranda Sandra Gurgel, abordando o tema: “Vivências individuais a experiências coletivas – na arte de contar e encantar histórias”.

Os professores e alunos representantes da Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira abordaram o tema “Linguagens que aproximam: compartilhando histórias de vida, vivências e práticas no cotidiano escolar” e professores e alunos representantes da Escola Municipal João Monteiro apresentaram o projeto “Expressões da liberdade”: integrando saberes e fazeres na/da escola”.

Para o diretor geral da E.M. Clério Boechat de Oliveira, Filipe Cavalcanti Madeira, o evento consiste em uma iniciativa fundamental para a ampliação das potencialidades do processo educativo, ao promover um espaço de interação e compartilhamento de vivências e práticas.

“É um espaço que aposta na construção do entendimento que a educação é permeada por pessoas em constante evolução. As temáticas do círculo de diálogos ganham vida e são repletas de ressignificação, pois não existe o foco somente na figura do profissional de Educação, mas a participação efetiva de estudantes que aprimoram suas perspectivas e ações como cidadãos mais ativos em busca da transformação social que tanto almejamos. Isso é a educação libertadora, construída através do diálogo que nosso patrono Paulo Freire nos deixou como legado”, declarou o diretor.

De acordo com a gerente, a previsão é que o próximo círculo aconteça na segunda quinzena de junho.